Criamos um guia básico para você se tornar um verdadeiro mestre Pokémon. Depois é só pegar sua mochila, uma água, algumas barrinhas de cereal, sua pokédex, e sair pelo mundo. Confira!

 
 

1 – Há 3 Pokémons iniciais, se você quiser pegar o pikachu, você deve ignorá-los.

Como no game clássico de Game Boy, você tem três pokémons para escolher: Squirtle, Bulbassauro ou Charmander. Se sair da área de alcance por três vezes seguidas, um Pikachu vai aparecer.

2 – Capture todos os Pokémons!

No começo, na maioria das vezes só encontrará Zubats, Pidgeys, Digletts e outros pokémons mais fracos. Em breve explicaremos como evoluí-los, mas por ora basta capturar muitos, mesmo que sejam repetidos. Isso te ajudará a subir de nível e evoluir seus Pokémons.

3 –O jogo não é Pay-to-Win! Sempre pare em PokéStops para coletar itens.

Com tanto pokémon para capturar, é normal que as suas pokébolas acabem. Basta passar nas PokéStops, e coletar prêmios. Para não exagera, você precisa esperar de 10 para cada PokéStop voltar a funcionar.

4 – Chegue ao Level 5 rápido!

Quando começa a sua jornada Pokémon, ainda não possui experiência suficiente para batalhar e se tornar líder de ginásio. Para isso terá que ganhar pontos de XP e chegar ao level 5. Nesse momento, escolherá a sua equipe: Valor, Mystic ou Instinct.

5 – ataques, esquivas e golpes especiais em combates

As batalhas só são possíveis em ginásios, Como PokéStops, estão espalhados pelo mapa e podem ser conquistados. Se tiver um líder da equipe rival por lá, você poderá batalhar contra ele. É possível atacar ao tocar na tela, esquivar ao deslizar o dedo para os lados e usar o golpe especial, que é simbolizado por uma barrinha azul, segurando o dedo no display.

6 – O ataque do seu Pokémon depende do CP e do tipo dele

Combat Power, CP, é o poder do seu pokémon. Para aumentar ò atributo, precisará de Stardust e Candy. No combate isso importa demais, além disso, vantagens e desvantagens de tipos de Pokémons são importantes. Ou seja, água ainda ganha bônus de ataque sobre fogo, pedra tem vantagem contra elétricos, etc.

7 – Evoluir Pokémons

Para evoluir os monstrinhos, precisará gastar pontos de Stardusts, que são coletados ao capturar pokémons, defender ginásios ou chocar PokéEggs. Candy é o outro item necessário, que é conquistado ao pegar outros monstrinhos. Entretanto, cada Pokémon tem o seu próprio Candy, ou seja, não dá para usar itens de um Bubasaur em um Charmander.

Chega de andar por aí com o bolso cheio de Pokémons repetidos. Você poderá trocar seus monstrinhos repetidos por 1 Candy com o Professor Willow. Por isso que é importante capturar todos os Pokémons que encontrar. Somente pegando muitos que você vai conseguir evoluir cada um deles.

8 – Você pode chocar PokéEggs enquanto anda, mas a tela precisa estar ligada

PokéEggs são ovos que vão gerar um Pokémon recém-nascido. para chocar, precisará do Egg Incubator. Existem PokéEggs de 2, 5 ou 10 km. Quanto mais longe, melhor a recompensa.
Você tem uma incubadora logo quando começa o jogo, e ela nunca vai ser perdida, mas é possível comprar outras só que as compradas são temporárias e desaparecem depois de usadas. O game só conta a distância apenas com o jogo aberto.

9 – Pokémons em lugares específicos

Cada tipo de pokémon tende a aparecer em locais específicos. Pokémons de água vão aparecer próximos de lagos, rios e ambientes úmidos, assim como criaturas fantasmas surgirão em áreas residenciais durante a noite. Pokémon GO é para tirar a galera do sofá.

10 – Pokémons raros só aparecem quando você subir de nível

Quanto maior seu nível, maior a possibilidade de encontrar pokémons cobiçados. Ou seja, comece hoje mesmo sua jornada pokémon!