Sabe quando a partida parece que começou perdida? Seu jungle foi invadido no começo, ou então você tomou um ACE nos 5 minutos, sendo que cada um morreu na propria lane, ou seu Mid caiu. Tem muita coisa ruim que pode acontecer.

A volta por cima fica aparentemente impossível. E, depois de sucessivas tentativas de rendição, acontece um milagre e, nos 50 minutos de jogo, seu time consegue aquela suada vitória que parecia que não ia acontecer. Claro que isso não acontece tanto, mas quando acontece, o que será que exatamente ocorreu? Dê uma olhada nessa seleção de 10 estratégias pra virar o jogo e veja que não é bem motivo do acaso.

ESCONDA-SE!

O famoso facecheck (entrar de cara no mato) acontece até nos níveis mais elevados (até na CBLoL já aconteceu). Se você puder ter 3 ou mais membros do seu time “campando” um mato (de preferência com ward rosa ou cercado de suas wards), você pode derrubar até o mais fodão deles. Ou melhor ainda, aquele Lucian 10/0 pode entrar e te dar aquele Neutralizado! sendo que você ainda pode estar bem perto do Buff Vermelho.

Em qualquer elo, você pode pingar no mato, ficar paradinho lá, e seus times vão entender. Algum de vocês deve ter pelo menos uma Lente Detectora.

TEMPO AO SEU FAVOR

Uma das melhores partes desse jogo é que, verdade seja dita, abates não significam nada na marca de 50 minutos. Se você conseguir sobreviver esse tempo, quase todo mundo do seu time já deve ter conseguido juntar ouro suficiente pra se tornar uma ameaça, mesmo se estiverem 0/10. Enquanto isso, os itens do inimigos, que já faziam o máximo, não terão como ficar ainda mais fortes.

BARÃO

Perder ele pode te custar um jogo, em algumas situações. Entretanto, você pode conseguir pegar sorrateiramente o barão, quando seu time tá na desvantagem. Isso não só garantirá ao seu time uma quantidade imensa de ouro, como você pode aproveitar pra ficar recuado farmando seguramente. Se vocês pegarem o barão, o ícone do barão também vai desaparecer pro time inimigo, fazendo eles recuarem, e isso pode garantir um tempo pra você farmar bastante e começar a ficar perigoso também.
Essa é a combinação dos métodos: “Acampar no Mato”, “Controle de Mapa” e “Pegar o Barão de Fininho”. Há situações em que mesmo o time inimigo estando à frente, seu time ainda consegue dar um bom dano num 5×3. Nesse caso, pode ser bom surpreender o inimigo, esperando no mato, o inimigo que está indo em direção ao barão.

Mas, de jeito nenhum tente isso caso eles tenham um combo monstro, como Orianna e Malphite.

SPLIT PUSH

As vezes, se um de vocês conseguiu dominar uma lane, pode ser melhor apenas continuar empurrando ela simultaneamente, mesmo que corra o risco de dar um abate ao inimigo (mas é melhor evitar, né). Por exemplo, se você tem um Singed no seu time que já está 0/10, apenas tenha ele indo direto numa só lane empurrando e farmando. Não importa o quão fraco ele esteja, mas ainda vai ser dificil de pegar ele com a habilidade ultimate ativa. Ele vai farmar muito e, mesmo se ele for pego pelo inimigo, ele não vai valer ouro nenhum.

É definitivamente melhor do que tentar uma teamfight e observar ele sendo massacrado em segundos.

EVITE BATALHAS

Na mesma linha de raciocínio do split push, se seu time estiver na desvantagem, evite ao máximo ir um 5×5, a menos, que você esteja numa situação favorável, como o inimigo dando dive nas suas torres. Isso não significa que você não possa tentar um 4×3 maroto, mas 5×5 normalmente vão gerar derrotas e deixarão o inimigo ainda mais miserável (a menos que seu time tenha uma dano em área fodástico).

CONTROLE O MAPA

lol-savewards

A melhor maneira de evitar inimigos e permanecer seguro é controlando o mapa. Uma boa cobertura de wards e algumas lentes detectoras, vão deixar o seu time sempre um passo a frente. Evitando que o inimigo venha pegar o buff azul dele que você acabou de roubar (huehue).

MACRO GAME

Essa é a famosa estratégia do time norte americano, CLG, que a Pain vai enfrentar no Mundial. Se você tem a escolha de ficar tentando dar dano no oponente ou limpar a wave de minions, prefira limpar a wave. Se você estiver muito na desvantagem, as torres podem até dar mais dano do que as suas habilidades. Quanto mais rápido você conseguir que as torrem foquem nos campeões inimigos, menor o tempo que eles vão ter pra conseguir dar um dive no seu time.

POKEAR E RECUAR

Contra assassinos fedados, pokear-los pode fazer o time deles perder, isso se não iniciarem antes de serem pokeados. Mesmo se seu time estiver na completa desvantagem, com poke suficiente você pode deixar os inimigos num estado em que eles não vão mais se sentir seguros em atacar. Mesmo se eles atacarem, usar uma habilidade pra recuar (disengage) e continuar infligindo dano, pode funcionar até contra o mais forte dos oponentes. Se eles não podem chegar até você, eles não vão poder te machucar.

RECUAR

Uma das partes da estratégia de esperar o tempo passar, é saber quais torres você pode defender, e quais podem custar sua vida e acabar dando ainda mais torres pro inimigo. Quando em dúvida, só recue para a torre mais adentro. Quanto mais próximo da base a torre estiver, maior vai ser o limite de dano dela por tempo, mesmo todas as torres começando com o mesmo dano.

MANTENHA A CALMA

De nada adianta xingar. Isso pode atrapalhar e muito o desempenho do time.
Mantenha a calma e converse com o time, procure dar umas dicas(e aceite dicas também) que possam beneficiar a batalha. ficar xingando e procurando culpados não vai te dar a vitória.
E se não veio a vitória continue mantendo a calma. Um dos maiores jogadores da história do Starcraft tem um slogan que é:

MORE GG, MORE SKILL

Ou seja, aprenda com vitórias e derrotas.  Vitórias e derrotas te ensinam a ser um melhor jogador.

gg

“Se você quiser ganhar, você tem que perder. Você não pode vencer todos os jogos. Somos pessoas, nós cometemos erros. Não somos computador. E se você compreender o seu erro , você poderá analizar melhor o jogo. E continuar jogando, tentando consertá-lo.”

até!