O ano de 1997 foi marcante para o universo dos games. E, 20 anos depois, 2017 promete ser mais um ano marcante, com lançamentos aguardados como Legend of Zelda, Red Dead Redemption 2 e muito mais!

A Nintendo acabava de lançar seu primeiro console capaz de gráficos 3D, Grandes franquias como Castlevania e Final Fantasy estavam prestes a entrar na nova geração. Os jogos para PC estavam passando por uma renascença criativa. Um tal de GTA, tinha acabado de ser lançado. Ou seja, quem presenciou 1997 época sabe: não dava para respirar entre um lançamento e outro.

Confira os jogos que completam 20 anos em 2017:
 

Final Fantasy VII – 31 de janeiro de 1997

A importância de Final Fantasy VII é inexplicável. Marcou a separação entre Nintendo e Square, lançou a franquia para o 3D e trouxe uma das mais belas histórias de todos os tempos dos games. Resumindo, é um dos maiores marcos da história dos jogos.


 

Mario Kart 64 – 10 de fevereiro de 1997

Mario Kart do NES já havia sido um sucesso. Aí foi fácil: pega a idéia e transforme em um jogo 3D. Pronto! sucesso absoluto! Mario Kart 64 é um dos melhores games do N64. Indiscutivelmente.


 

Fallout – 3 de março de 1997

Uma das melhores franquias da Bethesda Studios se apresentava ao mundo. O primeiro Fallout era brutal e extremamente difícil( Você tinha apenas 500 dias para salvar seus colegas de Vault.)! O universo apocalíptico era bem retratado nos gráficos 2d em um modo de jogo totalmente diferente do que estamos habituados.


 

Castlevania: Symphony of the Night – 20 de março de 1997

O jogo já começava com a frase: “O que é um homem? Uma pilha miserável de segredos!”. Como sempre, Castlevania marca, e esse não foi diferente.


 

GoldenEye 007 – 25 de agosto de 1997

Esse jogo é um marco na história dos games. Ele inseriu o modo FPS aos consoles. Toda criança gamer jogava esse jogo, ou nas locadoras, ou em casa.


 

Grand Theft Auto – 10 de outubro de 1997

Uma das maiores franquias da história dos games começou em 1997. O jogo era bem diferente do que vemos hoje em dia, mas a idéia inicial estava lá. E sua limitação gráfica não tira sua diversão. Jogo até hoje e acho o jogo fantástico!


 

Age of Empires – 15 de outubro de 1997

O primeiro Age of Empires não era uma maravilha de jogo, porém ele já trouxe a base do segundo, que é um dos maiores games de estratégia de todos os tempos.


 

Tomb Raider II – 18 de novembro de 1997

O primeiro Tomb Raider já foi um fenômeno, porém, o segundo melhorou muito o que existia e ainda moldou a personalidade de Lara Croft. Entenda uma coisa: 99% dos jogos de aventura posteriores foram inspirados por Tomb Raider. É a garantia de amor a primeira vista. Tanto por Lara, como pelo game.


 

Quake II – 6 de dezembro de 1997

Quake vinha com a mesma pegada de DOOM, porém, ao invés de demônios, você enfrentava alienígenas. Quake II veio poucas mudanças do primeiro, porém esses mudanças fizeram toda a diferença: Mais explosão, mais velocidade, muito mais violência e desafio. Para a época, o jogo possuía gráficos impressionantes. Taí um jogo que merece um rework. ID software!!! nunca te pedi nada!!!


 

Gran Turismo – 23 de dezembro de 1997

Simuladores de corrida não eram comuns nos consoles, apenas jogos de corrida extravagantes e bem fictícios. Porém, Gran Turismo mostrou que a realidade era muito melhor que muitos jogos que “viajavam nas idéias”.