O termo, que surgiu junto com o grande sucesso de Minecraft vem sendo utilizado no universo dos games constantemente. É um estilo de jogo que da mais liberdades ao jogador. Mais ainda que um jogo de mundo aberto convencional.

Por isso, selecionamos uma lista com os 10 jogos do gênero que merecem nossa atenção durante esse ano. Preparado?

Então vamos lá!

1 – CONAN EXILES

Conan Exiles é um dos jogos mais comentados do momento. Sua ambientação é única para um MMO Sandbox. O universo de Hyboria é extremamente cruel onde apenas os mais fortes sobrevivem. No game, os jogadores precisam caçar, cultivar e coletar recursos para construir armas e ferramentas para conseguir sobreviver.

Confira o trailer de Conal Exiles:

OBS: Conan Exiles já está disponível em acesso antecipado no Steam.

2 – STAR CITIZEN

Star Citizen é um dos jogos mais aguardados de todos os tempos. O jogo ultrapassou GTA V e outros gigantes em orçamento, que atualmente ultrapassa dos US$ 100 milhões. É um simulador espacial com combates em primeira pessoa, mineração, exploração e trocas em um universo gigantesco. O jogo contará ainda com servidores privados customizáveis. Os jogadores poderão viver em uma sociedade com um sistema econômico dinâmico que terá influência das suas ações. O combate espacial utilizará física real.

Confira o trailer de Star Citizen:

3- DUAL UNIVERSE

Mais um sandbox de simulação espacial. O Game se passa em um universo contínuo, que jogadores vão poder construir estruturas e alterar o mapa. Será possível ainda naves e construções diversas. O foco principal de Dual Universe é a jogabilidade coletiva em um universo gigante. Ele está sendo desenvolvido com uma tecnologia chamada “CSSC” (Continuous Single-Shard Cluster), no qual todos os jogadores possam interajir com o mesmo mundo, alterando seus aspectos físicos, políticos e econômicos.

Confira o trailer de Dual Universe:

4 – DARK AND LIGHT

Já falamos diversas vezes desse game aqui no site. É um game que vem dando o que falar na comunidades de adoradores de MMOs. Ele permite que jogadores dominem terras utilizando mágica para mudar as leis físicas e o ecossistema. A essência do jogo são basicamente oposições constantes e conflitos.

Confira o trailer de Dark and Light:

5 – ALBION ONLINE

Albion Online é um MMO sandbox no qual você tem liberdade para criar a sua história. Pode lutar contra outros jogadores ou desafiar os monstros do do gigantesco mapa para conseguir itens e armas.

Você pode ter a sua própria casa(não é preciso ter o Minha Casa Minha Vida) e ajudar a sua guilda de diversas maneiras. É possível também ter uma fazenda e produzir comida para alimentar os membros da guilda ou conseguir dinheiro comk o trabalho, ou pode simplesmente sair pelo mundo de Albion em busca de novas aventuras e recursos valiosos. O jogo tem previsão de lançamento para 17 de julho.

Confira o trailer de Albion Online:

6- CROWFALL

Crowfall é um MMORPG bem diferente. Ele mistura elementos de Game of Thrones e Eve Online colocando o jogador no papel de um imortal que precisa lutar para aumentar a sua influência e poder. Para isso, é preciso se aventurar em mundos distintos que surgem com regras e táticas extremamente peculiares. É como e cada mundo fosse uma campanha diferente.

Confira o trailer de Crowfall:

7 – CHRONICLES OF ELYRIA

É um MMORPG sandbox no qual os personagens envelhecerão e morrerão. O objetivo, segundo a desenvolvedora, é que os jogadores enxerguem o seu papel em uma história maior e utilizem as suas habilidades para impactar outros jogadores. O game possui uma economia fechada, recursos limitados e quests que não se repetem. O ambiente é totalmente destrutível. O universo do game será experimentado de forma diferente para cada personagem.

Confira o trailer de Chronicles of Elyria:

8 – PROFANE

Profane é um game desenvolvido por brasileiros. O game se inspira de grandes clássicos como Ultima Online e Darkfall e traz o melhor de todos os jogos, dando aos jogadores total liberdade para construir casas e vilas e um PVP totalmente livre.

Confira um gameplay de Profane:

9 – PERIA CHRONICLES

Um MMORPG com belos gráficos, do melhor estilo anime, que jogadores podem viver em um local criado por eles mesmos. O foco principal em Peria Chronicles é a customização. Segundo a desenvolvedora, será possível interagir com praticamente qualquer objeto do jogo.

Confira o trailer de Peria Chronicles:

10 – WORLDS ADRIFT

O game é categorizado como um MMORPG sandbox de mundo persistente. No game, todos recursos e itens craftados ficam no mesmo lugar até que algum jogador interaja com ele.

É possível criar dirigíveis com os materiais coletados, explorando as várias ilhas pelo universo do game. Outro destaque é a física do jogo: Tudo no mapa tem o seu próprio peso e física.

Confira o trailer de World Adrift:

E aí? o que achou da nossa lista de MMOs sandbox?