Nos últimos anos, um recurso bem importante para os jogadores do “World of Warcraft” são osAddOns. Modificações criadas por terceiros, elas mudam alguns aspectos da interface do game, sem modificar “muito” a jogabilidade principal. Após usar alguns deles, você fica tão acostumado que não consegue viver sem eles, e muitos praticamente melhoram o seu desempenho durante os combates e em raides.

Decidi separar alguns que eu uso aqui, mas tem um detalhe: não entupa o jogo com muitos AddOns: além de diminuir a performance do jogo e os “Frames Por Segundo”, alguns deles podem até causar alguns problemas, e invariavelmente alguns problemas podem acontecer. Nesse caso é recomendado desativar alguns deles, apagar o conteúdo da pasta de “cache”, e depois tentar novamente. Esses dias não consegui usar o portal para Pandaria em Ventobravo por conta do AddOn de “Quests”, e com isso eu tive de desativar ele temporariamente (e desativei outros também por precaução).

Manter os AddOns atualizados também é recomendado, para pegar novos updates e correções de erros que os desenvolvedores podem ter descoberto. No site do Curse eles até tem um programa que atualiza automaticamente, mas eu acabo atualizando “na mão”, apagando a pasta específica do AddOn e depois jogando a nova pasta por lá.

Lembrando que é recomendado fazer um backup da pasta do jogo só por precaução, e você pode recomendar outros AddOns na seção de comentários logo abaixo do texto. Para instalar um AddOn, basta baixar ele no site, descompactar e depois copiar a pasta dele para dentro da pasta /Interface/AddOns/

DBM – Deadly Boss Mods

Para quem quer fazer raides com regularidade e não quer ser taxado de noob pelos seus companheiros, DBM é essencial. O AddOn exibe na tela informações e tempo de execução dos principais golpes e habilidades dos chefes e de alguns inimigos específicos, além de dar alguns recursos extras.

Na raide do “Malho Imponente”, por exemplo, ele mostra o tempo que o Karrath irá executar cada golpe (com uma precisão impressionante) e ele ajuda na exibição de informações caso você tenha se tornado o alvo de sua fúria, tendo de ir para trás de um dos pilares de fogo para não morrer. Claro que isso não elimina a necessidade de usar programas de voz caso esteja num grupo fixo ou com brasileiros, mas ajuda bastante ter o AddOn!

Ark Inventory

Um elemento que a Blizzard nunca pensa em arrumar é no gerenciamento de itens do jogo. Enquanto que games como o “Guild Wars 2” tem uma janela única de inventário, no “World of Warcraft“, quando você já tem as 5 bags ocupadas com bolsas, procurar algum item no inventário é um suplício, além de você acessar apenas uma das bolsas. Ou até pode abrir as outras, mas fica mais difícil ainda procurar itens.

Com o Ark Inventory os seus problemas acabaram! Zueiras à parte, o AddOn junta em uma única janela todas as suas bolsas, mostrando todos os itens, facilitando para mover itens de lugar, além de uma busca interna para achar os itens com mais facilidade. Recomendadíssimo para os jogadores que queiram otimizar melhor o seu tempo.

Bartender4

AddOn que só descobri recentemente, e que se tornou um dos mais importantes. Ele permite inserir na mesma tela mais barras de tarefas. O jogo tem 6 barras de comandos que você pode customizar, mas obviamente as classes tem mais comandos que podem ser usados nas lutas, e com isso o jogador acaba tendo de jogar em outras abas outros comandos. Tendo o AddOn instalado, você consegue usar mais comandos, diminuindo o seu tempo para mover entre as barras e usar uma habilidade que você não usa muito, mas que pode ter algum incremento de DPS (por exemplo usar as armadilhas com os Caçadores).

Outro recurso bem importante, mas que ainda não implementei pra valer é o “keybind”, onde você pode definir uma tecla do teclado para aquele comando/habilidade, também facilitando para executar certos comandos, tendo maleabilidade de escolhas de teclas e melhorando o seu desempenho (principalmente no PvP).

Auctionator

Um gerenciador de leilões, onde é adicionado mais 3 abas na interface das casas de leilões. Com o AddOn ativo e usando as 3 abas extras você pode fazer uma busca de algum reagente de criação e comprar o com o menor preço. E vender um item por um valor abaixo do menor preço disponível, mas com uma redução mínima, também tendo a chance de outro jogador comprar o reagente de você no lugar de outro jogador que tenha inserido o item na casa de leilões.

Também tem um recurso de “Full Scan”, onde o AddOn faz uma varredura na casa de leilões, atualizando os preços de itens e mostrando o valor no “tooltip” (caixa de informações) do item.

Silver Dragon e _NPC Scan

2 AddOns de rastreamento de inimigos raros, sendo importantíssimo para hunters que queiram caçar alguns pets exóticos (principalmente os espirituais), montarias (como o Protodraco Perdido no Tempo) e os raros de Draenor. O NPC-Scan perdeu um pouco a eficácia em “Warlords” por conta de mudanças no sistema de cache do game, e com isso os jogadores usam os 2 AddOns. Pois se um deles falhar, o outro poderá apitar ao se deparar com um inimigo raro.

O SilverDragon é relativamente melhor, mostrando uma listagem de todos os inimigos raros da área, e se o jogador estiver em algum grupo é exibido na tela os raros que algum membro do grupo encontra, facilitando na localização dele. Se mais de um jogador numa guilda usar ele e deixar a privacidade como padrão (no caso desativado) outros membros da guilda versão rapidamente na tela um lembrete que o jogador detectou algum raro por aí. Aí basta mover o mouse para cima do símbolo e ver qual raro ele viu, e suas coordenadas.

Também é recomendado o uso do NPCScan.Overlay, que mostra no mapa as prováveis localizações dos raros, facilitando também para chegar no local sem precisar apelar para buscas de fóruns por coordenadas específicas.

TomTom

O AddOn de coordenada mais usado pela maioria, nele você define uma posição e é mostrado na tela uma seta e o tempo estimado que você irá levar para chegar em um determinado ponto. Usando com macros, você pode programar algumas linhas para caçar alguns pets/montarias raras, e muitas vezes que alguém comenta no chat geral que algum monstro raro está up (por exemplo o Nakk, que rende uma montaria) os jogadores citam as coordenadas, e com isso você manda um comando no chat para setar uma posição e chegar lá com mais rapidez.

Normalmente os comandos de chat são:

/way local xx xx nome /way reset all (para resetar e remover todos os pontos que tenham sido programados).

Alguns exemplos você pode ver nesta matéria que fiz de rastreamento de feras espirituais para caçadores, sendo de grande ajuda para otimizar o seu tempo de deslocamento.

OmniCC

Uma recomendação que comecei a usar recentemente, o OmniCC mostra o tempo restante no uso de alguma habilidade, inserindo um número em cima da comando, variando em segundos, minutos ou horas (dependendo da habilidade).

Para as habilidades de cooldown da sua barra de habilidades é particularmente mais útil para visualizar, vendo o tempo restante e já se preparando para usar a mesma habilidade normalmente. Mais fácil do que usar o gráfico padrão do game, que tem um efeito similar a um relógio, e mais difícil de visualizar (dependendo do comando).

Quest Completist

Para que for fazer “Mestre-Historiador” (Loremaster), o Quest Completist é particularmente útil, mostrando no mapa as localizações das missões, facilitando na sua tarefa e diminuindo o tempo para procurar aquela quest que falta para fechar o mapa e você está ralando para descobrir onde é.

Claro que o AddOn não é livre de falhas, pois quando estava cumprindo as quests no Monte Hyjalera mostrado algumas quests, mas como o mapa tem “fases” diferentes, ao chegar ao solo nunca mostrava o NPC da quest. Só quando você inicia determinadas quests que depois aparecem as outras na sequência.

Com isso caso você esteja no ponto da quest, mas você não viu ninguém pra iniciar ela, procure outros pontos no mapa, pois pode ser que essa quest específica só apareça em uma nova fase do local, após cumprir alguns pré-requisitos básicos de outras missões.

Master Plan e Garrison Mission Manager

Se você quer otimizar o seu tempo nas guarnições, você pode instalar esses 2 AddOns, que “termina” automaticamente as missões que seus seguidores já completaram (terminando todas elas de uma vez, sem cliques extras em “próximo”) e mostram as melhores opções para conseguir a melhor porcentagem de sucesso em alguma missão, sugerindo os melhores seguidores.

Bem mais útil do que “ir no olho” e testando cada um até conseguir a porcentagem de 100% de sucesso da missão.

Recount

O famigerado! Um dos AddOns mais famosos do jogo, ele mostra os dados de dps do jogador e do grupo. Para os jogadores que querem testar equipamentos, rotações e habilidades, o add-on tem recursos de “tempo real” e mostrar a média de DPS que o jogador esteja fazendo. Nas raides heróicas de “Warlords of Draenor” estão pedindo uma média de 20k de dps ou superior (mais de 20 mil de dano médio), para conseguir ter um bom desempenho dependendo da luta.

Claro que o add-on acaba sendo motivo de polêmica, dependendo da situação. Se o jogador não faz muito dps ele pode acabar sendo kickado da raide/grupo, mas ultimamente eu não vejo mais os jogadores medirem os dps da galera no localizador de raides (talvez pela raide Malho Imponente ser fácil nesse modo de jogo). No Cataclym era mais comum isso acontecer, e hoje está sendo bem mais fácil se equipar para o localizador e, consequentemente, para um core fixo e fazer a raide no nível normal, galgando as dificuldades até chegar no mítico.

Outra alternativa que muitos estão usando (mas achei esse mais difícil de mexer) é o Skada.