Analisamos um dos jogos mais comentados da atualidade. Black Desert mostra como será a próxima de geração de MMORPGs. O resultado é um jogo com gráficos impecáveis e inúmeras possibilidades.

Black Desert Online é um MMORPG desenvolvido na Coreia do Sul pela Pearl Abyss em 2014. Seu lançamento oficial foi na Coreia do sul e Japão. Posteriormente chegou a Rússia em 2015, e na Europa e Estados Unidos em 2016. Mesmo sendo um MMORPG, o game possui um estilo único e inovador. Sua inspiração em jogos sandbox que faz com que Black Desert seja expansivo em mecânicas.

A desenvolvedora criou o sua própria engine de desenvolvimento. Isso porque precisavam de uma ferramenta que pudesse renderizar rapidamente o jogo. Isso trouxe uma nova era à maneira como os gráficos de um jogos MMORPG são representados.

Graficamente, Black Desert Online é um dos MMOs mais evoluídos da atualidade. O seu estilo gráfico fundamenta-se no realismo(e bota realismo nisso!). A criação de personagem é extremamente complexa e simples ao mesmo tempo. É possível editar a personagem da maneira que quiserem, qualquer aspecto facial, corporal ou até mesmo uma simples parte do cabelo.

O realismo gráfico de Black Desert é surpreendente!


 

As Classes de Black Desert

Neste momento existem oito possíveis classes, são todas bloqueadas por género. Cada uma tem o seu sexo pré-definido e não existe maneira de alterar isto, nem mesmo com o esplendido criador de personagens. Confira a descrição de cada um clicando nas imagens:


 

A jogabilidade de Black Desert

A jogabilidade de Black Desert Online é bem parecida a um hack and slash. Exige que o jogador decore habilidades que poderão ser executadas através de combinações de teclas ou através de atalhos nas barras de habilidade. Quanto maior o nível, mais habilidades e mais combinações serão possíveis. Cada personagem possui várias habilidades diferentes que evoluem e se modificam conforme jogamos.

Uma coisa interessante em Black Desert é que apesar do nível nos dar estatísticas e habilidades, não é o que torna o seu personagem mais forte. A força vem do Knowledge (Conhecimento). Ele faz com que seu personagem conheça mais sobre o universo que gira em torno do game, isso faz com que cause mais dano a inimigos que já conhece. O Knowledge influência tudo no jogo, então explore bem o jogo, fale com muitos NPC’s, e lute contra mobs diferentes, Pois em Black Desert, Conhecimento é Poder.

Confira um PvP insano de Black Desert:

As profissões de Black Desert

O jogo possui 4 profissões diferentes: Fishing, gathering, crafting e housing. Cada um possui suas qualidades e dificuldades. Todas as profissões podem ser praticadas devidamente, porém, impõem um limite ao jogador e é aqui o jogo usa o sistema de energia. Ele limita ao jogador a quantidade de ações. Sejam quests, gathering ou socializar com NPCs. A energia, contudo, não é fixa. Ela cresce à medida que ao personagem evolui. A cada 3 minutos recuperamos um ponto. Uma quest normal leva em média 5 a 7 minutos para ser concluida, neste mesmo tempo já recuperou a energia para aceitar mais quests. Afinal de contas, ninguém é de ferro em Black Desert! Seu personagem precisa de um descanso!

A história de Black Desert

O jogo em termos história é muito expansivo. Basicamente, nosso personagem acorda sem lembrar de nada em uma aldeia e um espírito negro nos acorda e nos guia perante nossa jornada, que é destinada a encontrar as respostas e as fontes da energia negra que tem se propagado. Uma dessas fontes são as Black Stones. As Black Stones corromperam as mentes dos povos antigos que causaram a queda da sua própria civilização.

A história ao princípio não mostra muita complexidade pela sua sinopse, porém, à medida que o jogador explora o jogo, conhece novos personagens e participa de eventos dramáticos.

Jogo sem Limites!

Sim. Vemos a maioria dos MMO’s com um nível limite fixo e logo a seguir a participar nos conteúdos de end game. Porém Black Desert quebra esse paradigma. Ao invés ter um nível máximo, possui um nível médio, que é o nível 50. Demora-se muito tempo para alcançar esse número. Porém a barra de XP não desaparece, continua lá e contabiliza o XP adquirido.

É até possível ultrapassar o nível 50, porém é extremamente trabalhoso e levar váááárias horas. Lembrando que o nível não tem grande influência se o personagem não tiver adquirido Knowledge. Só para se ter uma idéia como é extremamente difícil e trabalhoso subir acima do nível 50, um dos jogadores da Coreia com mais experiência é de nível 53 (lembrando que o jogo está disponível desde 2014).

CONCLUSÃO

Black Desert é, sem dúvidas, um dos melhores MMOs da atualidade. Sua jogabilidade e qualidade gráfica coloca ele entre os melhores(senão o melhor).

O jogo não é oficialmente disponível no Brasil. A maioria dos jogadores utilizam uma ferramenta de VPN para se conectarem. Porém isso está com os dias contados, Já que a desenvolvedora já oficializou a disponibilidade do game na América do Sul para breve. Ainda não temos uma data, mas pelo visto em breve teremos Black Desert aqui