Civilization V tem crescido nos ultimos anos e hoje é um dos melhores games de estratégia da atualidade. Separamos algumas dicas para quem está começando agora no jogo.

Confira nossa lista!

1 – Comece devagar

Muitos resolvem começar a jogar em mapas grandes, porém, é melhor escolher um pequeno no início. A vantagem é que eles diminuem o esforço para construir seus prédios, e deixam o jogo mais interessante, principalmente com 6 a 8 civilizações. O mesmo vale para dificuldade. Não tenha pressa em aprender a jogar. Civilization mudou tanto que até mesmo os veteranos podem precisar de um tempo para aprender a jogar bem.

2 – Seja feliz!

É preciso deixar sempre seus cidadãos felizes. Nos jogos anteriores, não era muito importante, porém, em Civilization V é fundamental. Se eles estiverem infelizes, a sua produção vai cair, e se continuarem infelizes, rebeldes começarão a surgir. A felicidade deve uma das principais preocupações, porque é a coisa mais difícil de se manter alta.

3 – Fé

Além de ser uma importante arma diplomática e cultural, é uma boa fonte de felicidade para as pessoas. Então, depois que expandir, construa santuários e templos para começar a espalhar sua religião. Se outra religião cruzar o seu reino, você ficará em desvantagem até o fim do jogo.

4 – Misture tudo

Civilization V ofereçe vários tipos de unidades militares, mas na maioria das partidas você não precisará de todas. Independente da batalha, procure colocar em campos a maior diversidade de tropas possível(guerreiros, espadachins, artilharia, etc) e algumas armas de cerco (catapultas, canhões, etc). Durante boa parte do jogo, poderá sobreviver acumulando uma grande armada e navios de guerra, que ajudam a dominar os oceanos e protegem a costa. Só se preocupe em diversificar quando chegar na era moderna.

5 – Começou? Termine!

Ao escolher uma política social, alguns escolhem aleatoriamente. Isso é um grande erro! Se começar uma árvore de políticas, termine-a. Escolher uma de cada vez, pode ajudar a impulsionar seu império, mas não vai gerar bônus por completar uma árvore de políticas sociais.

6 – Comércio

Não ignore o sistema de rotas comerciais no Brave New World. Para cada rota disponível, construa caravanas ou navios cargueiros. Além de renderem uma boa grana, ajudam a espalhar sua religião e também seu avanço científico.

7 – Comprar votos? Aqui pode!

Os jogadores que se aliam com o maior número cidades-estado conseguem uma grande vantagem em Civilization V, seja para estabelecer uma vitória através diplomacia ou apenas para atrapalhar o outro jogador. A maneira mais fácil é ignorar todas as exigências delas e simplesmente dar “doar” um monte de ouro ao congresso. Assim poderá simplesmente comprar seus votos.

8 – Expanda

Isso é a coisa mais preciosa em Civilization. Quanto mais cidades você tem, mais ouro suas pesquisas irão gerar; quanto maior seu território, mais recursos estratégicos estarão disponíveis. Então, construa colonos cedo (com trabalhadores que vão construir estradas entre cidades). Quando começar as políticas sociais, sempre comece com “Tradition”, que garante bônus. Expanda até começar a perder dinheiro ou a criar infelicidade.

9 – Estradas

Não faça estrada só entre as suas cidades. Coloque-as densamente em todo lugar que reunir tropas, em áreas costeiras entre os continentes que você possa precisar lançar uma invasão e em lugares próximos às cidades-estado. Por que? Simplesmente porque eventualmente você vai entrar em uma guerra. Ter estradas no meio de uma guerra é uma ajuda enorme.

10 – Realidade

Um dos melhore MODs de CIvilization V é o R.E.D (Regiment & Ethnic Diversity). Ele muda a escala das unidades e cria mais diversidade da etnia que estiver jogando.

11 – Pesquisas

Escolha uma linha de pesquisa principal, isso depende do seu estilo de jogo. Na maioria das vezes, o segredo do sucesso é ser o primeiro a descobrir a navegação. Quem atravessa os mares primeiro tem mais chances de encontrar um continente novo e vazio, ou encontrar ilhas estratégicas, para dobrar o tamanho do seu império e ter uma enorme vantagem sobre outras civilizações.

12 – Tranquilidade

Resista a tentação de ser um conquistador e invadir os vizinhos. Mesmo sendo divertido, se estiver jogando em um mapa maior e com muitas civilizações, isso não vale a pena. Sua reputação será péssima, atrapalhando na hora de conseguir votos das civilizações na era moderna.

13 – Domine

Civilization V possui uma variedade incrível para suprir o estilo de jogo de cada um. Então dizer que civilização A ou B é melhor, não passa de bobegem. Então escolha a que você se identificiar. E se divirta!