Este guia tem objetivo de ajudar o pessoal que não tem muita experiência com jogos de estratégia que neste caso seria um MOBA, todas as informações postadas aqui não serão apenas em referencia a como se jogar e sim também como você deve se comportar nele. Tentarei ser bem direto e simples para uma leitura rápida e que você leitor entenda bem sem problemas.
Entenda! É mas não é…

Como não é segredo para ninguém HotS é um jogo onde as grandes estrelas dos jogos da Blizzard estão participando e brigando em campo de batalha, porém desde já tire da cabeça que se o herói é supremo em seu respectivo jogo não quer dizer que essa magnitude será aplicado aqui, ou seja, o Diablo pode ser o Senhor do Medo mas uma pandinha aventureira pode coloca-lo para beijar o chão.

Entendendo as especializações

É tradicional neste tipo de jogo o uso de especializações para ajudar a definir um personagem e a partir disso que iremos achar o herói perfeito para seu tipo de jogo. Em HotS temos quatro tipos distintos de especializações:

Guerreiro
Guerreiros são basicamente os tanques de HotS, onde as habilidades são focadas em se manter vivo ao mesmo tempo tirar dano do inimigo. Guerreiros são uma boa opção para defender pontos de controle e conseguir ajuda de mercenários, utilizando as habilidades certas um guerreiro consegue em poucos leveis derrotar mercenários de nível difícil sozinhos.

Principal vantagem seria seus pontos de HP em grandes quantidades que ajudam em sua sobrevivência e também enfrentar inimigos em campo de batalha.

Suporte
Suportes são praticamente o coração do grupo, onde suas habilidades são focadas em manter o time vivo ao mesmo tempo que ajudam a derrotar outros inimigos com debuffs entre outros. Suportes sem sombra de duvidas não pode faltar em nenhum time, já que sua principal função é ajudar o grupo avançar sem precisar voltar para o posto inicial e claro facilitando a queda do inimigo para maior vantagem em adquirir níveis mais rápido.


Principal vantagem seria ter a opção de curar o grupo, aumentar velocidade de movimento ou proteção e também restaurar torres e estruturas.

Assassinos
Essa especialização já é auto-explicativa! Assassinos são os caçadores de heróis, aqueles que derrotam o inimigo com mais facilidade onde suas habilidades são focadas em tirar um dano superior em pouco tempo, Assassinos costumam ser mais frágeis comparados com Guerreiros e dependendo da situação eles podem não se sair bem, mas com certeza vai deixar seu combatente no prejuízo.

Principal vantagem sem sombra de duvidas é seu dano elevado e habilidades que facilitam a chegada até o inimigo, assassinos como a Nova e Zeratul por exemplo, ficam invisíveis e conseguem uma aproximação mais fácil, já outros como o Valla conseguem um grande dano a distancia e se esquivar com facilidade.

Especialistas
Especialistas são complicados de entender sua função mas se você aprender a usa-los de maneira correta eles podem ser indispensáveis tanto quanto os suportes. Suas habilidades também são focadas em ajudar o grupo e em alguns casos, mas a maioria deles são para ter um avanço territorial onde permite que não só apenas o especialista mas seu time tenha um controle do que está acontecendo no mapa a seu redor. Especialistas também conseguem destruir estruturas com mais facilidades em um nível de segurança muito maior que qualquer outra especialização, heróis como a Sgt. Hammer por exemplo conseguem destruir torres de distancias muito alem da visão delas ou Abatur que ajuda o time sem precisar sair da base.

Outra coisa que você já precisa ter em mente é que este jogo é totalmente cooperativo, a chance de você ganhar jogando sozinho é nula, e se você que está começando agora ainda não aprendeu isso de outros jogos online é melhor começar a entender.

Em campo o que mais vai acontecer é de você encontrar outro jogador inimigo, ele pode estar sozinho ou acompanhado e muitas vezes você vai saber da pior maneira que é apanhando ou morrendo! Então aqui vai as dicas para batalhas:

1 – Estude o inimigo e não ataque só por que você acha que ele está sozinho. Como eu citei na parte de especializações existe alguns heróis com habilidades de ficar invisíveis caso o time inimigo tenha e você iniciar um combate pode ser morte na certa, por que um jogador experto irá esperar você perder um pouco de vida para poder garantir sua queda antes de atacar, por isso é super importante que no inicio da partida nos primeiros 20 segundos livre você veja contra quem vai lutar (Pressione e segure TAB)

2 – Jogadores são covardes e você também será! Quase sempre que um inimigo tiver uma ajuda para derrota-lo ele vai usufruir disso! Em muitos momentos você irá se deparar com mais de um jogador no mesmo local que você e sua opção será correr ou morrer e não seja tolo de escolher morrer por favor, por que suas mortes eleva o nível do grupo adversário fazendo que eles tenham vantagens de upgrade nas habilidades como por exemplo o Ultimaprimeiro que seu time. E claro quando tiver essas oportunidades também não seja tolo de não aproveitar, a menos que esteja em uma situação critica que possa dar vantagem para o time rival como por exemplo morrer e perder suas moedas em BlackHearth Bay.

3 – Exercer sua função ao máximo é uma das principal chaves de sucesso aqui, sempre focar suas habilidades naquilo que é mais útil na situação e evitar muitas variações em uma única partida, vou exemplificar:

Jogando com a Li Li – Suporte existe algumas opções de jogo disponíveis, você pode se focar na cura deixando seu time sempre de HP cheio ou pelo menos sobreviva em batalha e também poderia se focar no combate onde você iria utilizar debuffs e dano para combater os inimigos mas claro que sua cura seria bem fraca. Caso você não tenha um foco seu desempenho pode ser um pouco fraco já que nem cura e nem dano você teria para oferecer como suporte e no final acabaria sendo só ponto para o time rival. (Isso não quer dizer que você precisa obrigatoriamente se focar em uma das funções mas caso sim já teria um destaque em batalha onde o grupo saberia exatamente o que fazer quando você estiver por perto) Em HotS ainda não existe aquele Meta-game chato que é obrigatório em outros MOBAs, então sinta-se a vontade em criar sua build da maneira que lhe convém afinal isso são só apenas dicas.

4 – Escolha sempre os heróis que você tenha mais afinidade quando for jogar em partidas Versus, não deixe para testar quando for jogar com outros jogadores para isso existe o pratice mode

5 – Como havia dito acima, Meta-game manjado ainda não existe em HotS (Espero que nunca tenha, por que é um saco) Assista vídeos no Youtube para você entender melhor como o personagem almejado funciona, as vezes um jogador pode fazer uma coisa bacana que você não sabia que era possível, como por exemplo o Ilidan que pode passar para dentro do controle inimigo e voltar usando sua habilidade.

6 – Aqui o que reina são as mecânicas dos mapas é onde a jogo se define. tentar sempre evitar que o inimigo consiga e se focar sempre em conclui-las simples assim! Na tela de loading explica o que você precisa fazer, então entre no pratice mode e aprenda na risca o objetivo de cada mapa.

7 – A segunda coisa a se focar são os mercenários! Eles são creeps que precisam de uma certa atenção de todos e em alguns casos eles conseguem quebrar a mecânica do mapa oferecendo uma vantagem muito maior no território inimigo. Alguns heróis possuem a opção de pagar para os mesmos evitando o confronto ou na grande maioria das vezes é na porrada que se resolve. Mercenários existe em todos os mapas e são:

Fáceis
Criaturas que atacam pedras a distancia longe da visão das torres mas em menor quantidade

Difíceis
São guerreiros mais fortes e resistentes, estão em maior quantidade mas atacam a corpo-a-corpo na visão das torres

Chefe
É uma criatura grande com HP, resistência e dano elevados, luta corpo-a-corpo e sozinho.

Obs: Eu já venci partidas onde o inimigo pegou todas as vezes a mecânica do mapa mas não aguentou a pressão que os mercenários estavam fazendo, e nessas oportunidades conseguimos vencer. Algumas partidas meu time estava morrendo muito para completar a mecânica mas com o suor veio a vitoria e alguma delas meu grupo não matou um único inimigo, ganhando de 0.

8 – Ajude para ser ajudado! Quando alguém sinalizar no mapa (Alt+Clique) entenda a mensagem e vá ajudar se necessário, as sinalizações são para uma rápida comunicação e é fundamental a cooperação entre todos.

9 – Uma coisa importante é usar os matinhos para se esconder e atacar o inimigo distraído, mas não tente usar para fugir por que nem sempre é uma boa ideia. (Quando você está invisível fica um olho branco em cima do herói)

10 – Sempre que possível capture os pontos de visão do mapa, eles estão marcado com um olho no mini-mapa a direita, é super importante você saber onde os inimigos estão, mas não seja tolo de se sacrificar para pegar um controle deste, se tiver em uma situação que você possa perder corra por que se você morrer o inimigo vai pegar o ponto em segundos e no final não vai ter valido a pena.

11 – Torres possuem munição, sempre que elas acabarem aproveite para tirar o máximo de HP possível. Existe a opção de invocar um MULE para consertar as suas torres e recarrega-las quando ficarem sem munição, mas apenas suportes e especialistas possuem essa habilidade e é opcional.

E por ultimo mas nunca o menos importante

Seja educado enquanto joga! Não deixe o calor da partida afetar o seu desempenho pessoal também, nesses tipos de jogos quando jogamos em modos públicos a chance de vitoria é de 50% / 50% afinal ninguém conhece ninguém, a não ser quando é grupo jogando e se você quer usufruir desta vantagem forme o seu próprio.

Já cansei de ver jogadores intoxicados sendo reportados por linguajar inadequado em partidas Versus e será que no final vale a pena? Acredito que não por que um reporte pode lhe conceder um banimento do servidor ou dias sem jogar e isso não é legal. Se a partida foi ruim respire fundo e diga para si mesmo, é só um jogo e não crie tumulto por causa disso e claro que se tratarem você de maneira inadequada e ofensiva, reporte! Vamos transformar a comunidade de HotS o mais agradável possível tanto para os veteranos quanto para os novatos.

Esse é apenas um texto para iniciantes ou pessoas que pretendem jogar futuramente, se você já é veterano e tem alguma coisa para adicionar por favor fique a vontade para comentar, mas se for mais um troll de internet (que por sinal tem muitos) nem perca seu tempo por favor.