Rumores da E3 de 2016 – PS4k, Xbox One.5 e Nintendo NX

 

 

Muito se tem debatido pela internet sobre os rumores de que novos consoles possam ser apresentados na E3 deste ano, mas a única certeza que temos é sobre a plataforma da Nintendo até agora chamada de NX.

Com a proximidade do evento os rumores continuam a ganhar força e causa um certo reboliço na comunidade gamer, afinal a atual geração Xbox One e PS4 mal tem 3 anos de existência. Os rumores apontam para versões “atualizadas” de ambos os sistemas e compatíveis com a realidade virtual, a sony mesmo já mostrou até seu próprio óculos e a Microsoft tem o suporte ao Oculus Rift.

Bem, mas o que sabemos até agora? Segue:

 

PS4 Neo

EDIT: O novo console foi confirmado pela Sony (10/06/16).

Os rumores começaram em março deste ano, quando surgiram rumores sobre uma versão mais poderosa do PS4. Os detalhes iniciais citavam que o tal “PS4.5” ou “PS4K” viria equipado com uma GPU mais forte, capaz de emitir sinal de vídeo a resolução de 4k, e talves ele seria voltado para atender a demanda dos jogos em Realidade Virtual do Playstation VR (é de conhecimento de todos que precisa-se de poder de fogo pra rodar os games VR).

Estas “novidades” tomaram força quando um rumor de que um PS4 mais poderoso seria lançado oficialmente em outubro ainda deste ano, a própria Sony Computer Entertainment na pessoa de seu vice-presidente senior Masayasu Ito declarou que a companhia estava seriamente pensando em lançar um console mais poderoso.

Os rumores começaram a ganhar força de anúncios oficiais quando a GameSpot’s, site parceiro da Giant Bomb, citou dezenas de informações supostamente vazadas de um sistema chamado PlayStation “Neo”. O Neo teria  upgrades de GPU, CPU, e memória RAM.

Junto a este suposto vazamento, foi citado também que todos os jogos do Ps4 atual seriam compatíveis com o novo sistema e, depois da entrada do PS4 Neo no mercado, os jogos lançados teriam de ter dois modos diferentes de rodar: um aproveitando o poder de fogo do PS4 atual e um outro aproveitando tudo o que o PS4 Neo poderá oferecer de poder extra. Foi citado até uma questão de FPS e resoluções mínimas na casa dos 1080p/60fps como algo obrigatório.

O preço deste “novo” sistema seria de $400 USD.

 

Xbox One Scorpio

Os rumores de que um novo console seria apresentado pela Microsoft já eram fortes desde o começo do ano, muito se falou de um console menor, tipo uma versão mini do gigante Xbox One, que contaria com um HD de 2 teras.

Foi quando no meio da confusão dos rumores que indicavam pra uma nova versão do PS4, apareceu do nada um outro rumor: uma possível nova versão do Xbox One.

A informação era de que a Microsoft estaria trabalhando em um segundo modelo do Xbox One, modelo este bem mais poderoso e que seria lançado também em 2017 . Este novo sistema, cujo recebeu o codinome Scorpio, seria até quatro vezes mais poderoso que o atual modelo e pronto pra Realidade Virtual.

Se estas informações do Xbox Scorpio e as do PS4 Neo estiverem corretas, nesta dança das cadeiras o Xbox One que hoje é o console mais “fraco” passaria a ter quase o dobro de poder de fogo do suposto novo PS4 Neo. Pois é, a E3 de 2016 vai pegar fogo. Imaginem a briga do fanboys?

 

Nintendo NX

A Nintendo afirmou que não tinha intenções de mostrar o seu novo console na E3 deste ano, na verdade faz tempo que ela se afastou do evento, porém com as movimentações citadas acima por parte da Sony e da Microsoft, a empresa dona do Mario foi “obrigada” a se movimentar.

O Nintendo NX foi anunciado oficialmente em março de 2015 junto com o anúncio de que a empresa iria investir em jogos para celulares, os conhecidos smartphone games. Muito foi dito na época no sentido de que a Nintendo tinha abandonado o Wii U, que foi e ainda é um fracasso em vendas, e priorizou o seu melhor produto o 3DS que domina o mercado de portáteis com ampla folga, o console da Nintendo nunca teve uma concorrência de verdade diga-se de passagem.

Bem o tempo passou até que o presidente da Nintendo, o Sr. Satoru Iwata, descreveu o NX como “um novo conceito em consoles.” Seu sucessor, após o seu falecimento em 11 de julho de 2015, o Sr. Tatsumi Kimishima, disse ainda que o NX  “não são novas versões do Wii U e do 3DS”, mas sim algo único e diferente.

Os detalhes desta nova plataforma ainda são puro mistério, apesar de já existirem vários rumoes. Há quem diga que a intenção da Nintendo é unificar as plataformas portáteis com as caseiras fazendo um sistema único, falam até uma unidade móbil. Estas duas unidades supostamente trabalhariam juntas, você poderia começar a jogar em casa e terminar o gameplay na rua dentro de um bus, por exemplo.

Talvez o rumor mais bizarro seja o de que a unidade portátil teria a capacidade de aumentar o poder de fogo do sistema (expansion pak?) quando conectado ao console de mesa.

Até onde se sabe dos rumores, nomes de peso como: Shigeru Miyamoto, o pai de Mario, The Legend of Zelda, e de muitas outras franquias da Nintendo, não está contribuindo para o desenvolvimento do NX. Tradicionalmente, Miyamoto sempre ajudou no desenvolvimento dos consoles da empresa, focando logicamente no desenvolvimento dos jogos.

Patentes da Nintendo apontam para algo como uma “forma livre de se jogar com um controle touch”. A parte interessante desta patente é que o controle poderia ser uma tela gigante de LCD com analógicos. Inclusive uma notícia Fake causou uma larga euforia nos gamers. Foi divulgado um vídeo na net como sendo do controle revolucionário, porém tudo não passou de mentira.

 

Entre todos os rumores, muitos apontam para uma nova forma de se jogar. Todos sabemos que a Nintendo tem investido forte nesta idéia desde que o Wii foi um sucesso absoluto, porém ela não conseguiu nem chegar perto do sucesso esperado com o Nintendo WiiU.

Recentemente novos rumores apontam que o NX também terá suporte a Realidade Virtual e que isso forçou o seu lançamento para o ano de 2017, tendo em vista que a data normal de lançamento de consoles seja sempre no final do ano isso pode até fazer sentido. Muitos rumores pra um único console penso eu.

 

 

Vamos aguardar a E3 e esperar se tudo isso se confirmar, se bem que tudo pode ser só parte do Hype Train.