Em Minecraft, as poções dão ao jogador habilidades especiais, que o ajudam a vencer os monstros e facilitar suas aventuras. O game possui dez poções diferentes. Preparamos um tutorial de como criá-las e as características de cada uma.

Antes de mais nada, para fazer suas poções é preciso criar o “Suporte de Poções”. Para construí-lo precisará de três blocos de pedregulho e uma vara incandescente( item que cai do Blaze, monstro que vive no Nether). Na bancada de trabalho, coloque três pedregulhos na linha inferior e a vara no quadradinho central:

Para colocar as poções você necessita de frascos de vidro, para construí-lo, coloque três blocos de vidro na bancada de trabalho em forma de “v”, com um bloco de vidro no quadradinho central da esquerda, outro no central inferior e outro no central à esquerda. Confira o esquema abaixo:

Um ingrediente que estará presente em todas as poções é o “Fungo do Nether”,  encontrado no Nether, geralmente em fortalezas. Você também pode cultivar o fungo perto do seu portal dentro do próprio Nether, isso vai ajudá-lo a ter sempre fungos a sua disposição.

Para fazer um portal para este mundo você precisará de 14 obsidians (bloco criado jogando um balde d’água em uma piscina de lava, o encontro dos dois elementos forma as obsidians, que são quebradas com picaretas de diamantes.

Estes fungos precisam estar em um determinado estágio e só crescem quando o jogador está no ambiente. Por isso, procure passar um tempo no Nether para que sua plantação cresça bastante.
Lembre-se de observar a barra de progresso ao lado de onde colocar o ingrediente principal e as bolinhas ao lado. Assim terá certeza que você está fazendo tudo certo.

Então vamos lá as poções:

Poção Venenosa:

Para fazer esta poção você precisará de fungo do Nether e três frascos com água. Depois de alguns segundos processando o fungo ele se dissolverá e os frascos de água mudarão de cor. Com esses frascos, você acrescentará um olho de aranha e a poção ganhará sua propriedade venenosa. O efeito dura 45 segundos.

Poção de Cura:

Esta poção cura a vida do jogador de forma instantânea, mesmo se ele estiver com fome. Você precisará de uma melancia reluzente(criado uma fatia de melancia normal colocada na bancada com uma pepita de ouro) e de fungo do Nether.
Coloque o fungo no quadrado superior e os frascos de água nos três quadrados inferiores, espere os frascos mudarem para a Estranha Poção. Aí coloque a melancia no quadrado superior.

Poção de Força:

Para fazê-la você precisará de fungos do Nether e Pó de Blaze (este item é produzido a das varas incandescentes que caem dos Blazes, que são encontrados no Nether). Primeiro faça a base de fungo e acrescente o pó. Essa poção que tem a duração de três minutos, ou seja, você terá mais força de ataque durante este tempo.

Poção de Lentidão:

Para criá-la você precisará de fungos(como sempre), creme magma (item que cai do cubo de magma encontrado no Nether quando é eliminado) e olho de aranha. O processo inicial é o mesmo, faça a estranha poção, coloque o creme de magma no quadrado superior, e por fim, acrescente o olho de aranha.

Poção de Fraqueza:

Essa poção é feita com a poção estranha de fungos e olhos de aranha fermentados (feito na bancada de trabalho colocando açúcar, o olho da aranha e um cogumelo cinza do Nether). Quando a mistura inicial ficar pronta, acrescente o olho de aranha fermentado. Essa deixa o inimigo mais fraço por um minuto e meio.

Poção de Resistência ao Fogo:

Use a mesma formula da poção dos fungos e acrescente o creme de magma. Esta poção oferece proteção contra fogo por três minutos, você poderá andar sobre o fogo, nadar em lava e fica imune a ataques de fogo de Ghasts, Blazes ou qualquer outro mob.

Poção de Agilidade:

Faça a mistura base com o fungo e depois acrescente o açúcar. Esta poção te deixará mais rápido durante três minutos.

Poção de Regeneração:

Para esta poção você precisará de fungos e Lágrima de Ghast (este item cai do Ghast, mob agressivo encontrado no Nether). Faça a poção base com o fungo e depois acrescente as lágrimas. Com este item sua vida vai se regenerar aos poucos, até mesmo quando o seu nível de fome estiver baixo.

Poção de Invisibilidade:

A receita desta poção leva cenoura de ouro (item que deve ser feito na bancada de trabalho colocando uma cenoura no meio e pepitas de ouro em volta), olho de aranha fermentado (olho de aranha misturado com açúcar na bancada de trabalho) e os fungos. Faça a estranha poção com os fungos, em seguida acrescente a mistura a cenoura de ouro e o olho de aranha fermentado para ficar invisível por um tempo limitado.

Poção de Visão Noturna:

Para fazer esta poção você precisará a estranha poção de fungos e cenoura de ouro. Essa poção permite ter três minutos de visão noturna.

Poção de Dano:

Para essa poção da poção estranha de fungo, melancia reluzente e olho de aranha. A base dela é a mesma da poção de Cura, só que entra na fórmula o olho de aranha para reverter as propriedades da poção, ao invés de cura, ela dará um dano instantâneo na pessoa atingida ou se ingerir. O aconselhável é usá-la arremessando. Uma bomba para ser usada contra os inimigos.

DICA

Para aumentar a duração das poções, acrescente à fórmula uma pedra vermelha. Para transformar a poção em um item arremessável, acrescente à mistura pó de pedra luminosa (esta pedra está disponível no Nether e para transformá-la em pó, coloque-a na bancada de trabalho). Para visualizar o tempo restante de uma poção após ela ser ingerida, aperte o botão E.