Introdução

Bem Vindos, o jogo path of exile é um MMORPG onde um continente remoto que funciona como uma colônia para os criminosos e outros indivíduos indesejados.
O jogo possui talvez o mais complexo sistema e mecânica já vista em todos os MMOs, pelo menos por mim. No momento o jogo tem 4 atos, e as 3 dificuldades(normal, cruel e merciless), para chegar ao late game é preciso fechar os 4 atos nas 3 dificuldades, coisa que não fica complicado conforme você adquiri experiência no jogo. O path of exile é um jogo difícil onde você precisar saber oque esta fazendo, pra quem esta começando no jogo o mais recomendado é seguir uma build.

Passive Tree

Ao avançar de nível é possível escolher uma habilidade da Passive Tree. A partir de um dos seis locais distintos ditadas pela sua classe escolhida, os jogadores podem se concentrar em especialidades fundamentais de sua classe ou viajar através da árvore para construir complexas combinações de habilidades de disciplinas diferentes. Dessa forma você pode personalizar seu personagem, alterando drasticamente a forma como ele é jogado.

Outra forma de fortalecer seu personagem é através de gemas (skill gems). Ao equipá-las em um item você receberá uma nova habilidade, de acordo com os atributos da gema.
Na Passive Tree é possível colocar jewels em determinados pontos, essas jewels lhe oferecem tipos distintos de melhorias para o seu personagem como a da imagem a baixo:

Skill Gens

As “gemas” são usadas no equipamentos para que você adquira novos tipos de skills, elas podem ser amplificadas pelas gemas suportes que fornecem status específico para a gema que estão “likadas”. (gemas tem cores especificas e só podem ser colocadas em sockets com a mesma cor)

 

Classes

Marauder: 30 STR, 14 DEX, 10 INT, tem muitos nodes de STR, +% life, life regen, physical damage e resistência.
Ranger: 14 STR, 30 DEX, 14 INT, nodes de DEX, accuracy e + dmg em bow.
Witch: 14 STR, 14 DEX, 30 INT, nodes de INT, mana, shield, mana regen spell dmg.
Duelist: 22 STR, 22 DEX, 14 INT, nodes de DEX, accuracy, dmg em dual wield, critical.
Templar: 22 STR, 14 DEX, 22 INT, nodes de STR, life, life regen, mana, INT, elemental dmg.
Shadow: 14 STR, 22 DEX, 22 INT, nodes de DEX, INT, critical, spell dmg.
Scion: 20 STR, 20 DEX, 20 INT, começa bem no meio da tree, pode ir pra qualquer coisa praticamente, é a classe mais moderada, porem só é liberada quando você completa o ato 3 pela primeira vez.

Trade

O jogo possui um mercado muito grande e existe um site muito conhecido pelos jogadores onde você anuncia e compra itens do poe.
(É proibida a venda de itens por dinheiro real)

Ligas
A principais ligas(permanentes) é chamadas de standart, que é a liga softcore do jogo e hardcore que é a liga que não permite que você morra, se morrer o seu character é transferido imediatamente pro standart.

Os Atributos


Os atributos principais são:
Strength: +0.5 life, +0.2% physical damage por ponto.
Dexterity: +2 accuracy, +0.% evasion por ponto.
Intelligence: +0.5 mana, +0.2% energy shield por ponto.
Life: é a quantidade de HP que se tem, chegar a 0 morre.
Mana: quantidade de mana para uso de skills.
Energy Shield: é um escudo que se tem que absorve dano antes do life (Chaos Damage ultrapassa o shield).
Evasion: é a chance que se tem de esquivar de um ataque ou skill que não seja spell.
Accuracy: é a chance que se tem de acertar com ataque ou skill que não seja spell.
Spell: é toda magia que não envolva a arma, spell tem 100% chance de acertat (salvo skills de chance de esquivar spells).
Armor: é a armadura, diminui dano físico recebido, CAP padrão de 90%.
Elemental Resist: diminui dano elemental recebido, fire, ice e lightning, CAP padrão de 75%.
Chaos Resist: diminui dano chaos recebido, CAP padrão de 75%.
Block: chance de blockar o atack ou spell inimigo, CAP padrão de 75%

 

Gemas/Skills/Gear

No PoE o que define qual skill e logo a build que vai usar é pelas gemas, existe 2 tipos de gemas, Skill e Support. As gems de skill são ativáveis, você de fato usa ela como por exemplo Ground Slam que é dano em área em forma de cone, com dano baseado no sua arma.
Já gems de support são as que você não utiliza e sozinho elas não fazem nada, apenas complementam outras gems, como por exemplo Added Fire Damage que adiciona uma porcentagem em dano de fogo do dano físico que a skill linkada à gem support causar, por exemplo usada junto à Ground Slam, todo dano que usar com a skill uma porcentagem do dano será adicionado em fire damage.
Link de todas as gens


A Gear no PoE são Helm, Amulet, Main-Hand, Off-Hand, Chest, Gloves e Boots, cada um tem uma quantidade específica de sockets máximos que se pode ter os que mais podem ter são Chest e Two-Hand weapons que podem ter 6 sockets.
Cada tipo de gear pode ter mais chance de ter uma cor específica, endo elas Red, Green e Blue, Str, Dex e Int respectivamente focadas.
Os sockets da gear podem ser linkados entre si, possibilitando então o uso de gems support.
Existem também as Flasks, que existem diversas utilidades como regen de life e mana, aumentar temporariamente a armor ou resistência etc, essas flasks não expiram ao usar, elas possuem uma quantidade de “charge” máxima e quando se usa perde uma quantidade dessa charge, e para recuperá-las deve matar monstros ou caso ela tenha alguma especificação que pode ser de outra maneira.
As qualidades dos itens são: Normal, Magic, Rare e Unique.

As Currencies

No PoE não existe gold, dindin, bufunfa, nhá-nhá nem money, tudo é na base da troca, utilizando gear ou Currency que é o mais comum.

Estes itens são além da base do comércio no PoE, é também o Craft, por exemplo utilizando uma Orb of Alchemy em um item branco, o transforma em Raro, uma Chaos Orb reforja um item raro alterando seus valor para novos, dentre outros como alterar a quantidade de sockets, links e cores dos sockets, também tem os que aumenta em % o dano e armor/shield/evasion de um item.
O valor de cada um currency para outra varia de acordo com o tempo e de acordo com a league, mas é mais ou menos a mesma coisa, existem vários sites a respeito disso.

 
Os Maps

O End Game do PoE se baseia no Grind, em farmar itens e experiência, como em praticamente qualquer outro MMORPG, o grande diferencial de outros jogos do tipo são os MAPS, itens dropados em mapas acima de level 60, o mapa possui level e este será o level do mapa que irá criar e suas criaturas neles terão vida e dano baseadas nesse level. Além disso também é possível se ter mapas normais, Mágicos, Raros e Unique, contendo algo a mais, como por exemplo “Jogadores tem -21% em resistências”, “Monstros tem +32% de life” etc, e quanto “pior” for a combinação, mais chances de dropar itens terá o mapa.
O mapa terá o terreno de acordo com o nome do mapa, e as criaturas de acordo com o terreno, podendo mudar de acordo com as variações aplicadas ao mapa como falado acima. Todo mapa terá pelo menos 1 unique boss.

 

Curiosidades

  • Existem caps (limites) em resistências: Armor 90%, Elemental/Chaos: 75%, Block: 75%, Accuracy: 95% (5% min).
  • Os danos bônus que se tem em qualquer item (exceto em armas) como por exemplo “+4-10 fire damage”, se usado dual weild esse dano é aplicado em cada arma.
  • Ao vender um item que possui pelo menos 3 sockets linkados entre si e com cores diferentes (RGB) consegue um Orb of Chromatic.
  • Um item com 6 sockets equivale a 7 Jewellers Orb.
  • Clicar no item e digitar /itemlevel ou aperte Alt paramostra o level do item.
  • O comando /remaining mostra quantos monstros estão vivos no mapa atual.
  • Vender um Helm, Chest, Arma 2h ou 1H+Shield, Amulet, 2Ring, Gloves e Boots de ilvl 60+ equivale a 1 Chaos Orb.
  • No waypoint ou na “porta” do mapa, se clicar segurando o CTRL pode resetar o mapa ou entrar na instância de outro player que esteja na mesma party.
  • Cada membro adicional além do primeiro em uma party, aumenta a chance de cair items em 50%, além do dano e HP dos monstros.
  • Se você desconectar próximo de morrer, você automaticamente retorna para a cidade atual do seu ato sem morrer.
  • Se o mapa que você está estiver, está 3 leveis ou mais abaixo do seu level, terá penalidade no XP e no Drop, 2.5% de drop a menos por level.
  • Todo e qualquer mapa em qualquer level tem chance de dropar qualquer currency, e item pode cair até 2 leveis acima.
  • Cuidado com o famoso DSync, se sua conexão tem MS alto, passar correndo no meio dos monstros pode ocasionar em um “teleport” e com certeza é death no merciless.
  • No Cruel existe penalidade de 20% em elemental e Chaos resist, no Merciless é 60%.
  • A quest dos Bandits o que mais compensa é salvar OAK no normal, salvar Oak no cruel se for com build de main dano físico se não mate todos para pegar o ponto adicional e no Merciless se não tiver build focada em algum dos Charges, elimine todos para ponto adicional.

Requisitos mínimos do sistema

Sistema Operacional: Win XP 32
Processador: Pentium 4 3.0GHz / Sempron 3600+
RAM: 1 GB
Espaço em Disco: 8 GB
Placa Gráfica: GeForce 6600 GT / Radeon HD 3470
Direct X: DX 9

Requisitos de Sistema Recomendados

Sistema Operacional: Win XP 32
Processador: Core 2 Duo E6600 2.4GHz / Dual core 2218
RAM: 2 GB
Espaço em Disco: 8 GB

Placa Gráfica: GeForce GT 240 / Radeon HD 2900 Pro
Direct X: DX 9