Select Page

[Guia] Profissões World of Warcraft, qual escolher?

[Guia] Profissões World of Warcraft, qual escolher?
O objetivo principal deste tópico é ajudar os jogadores a determinar quais profissões são mais adequadas para um personagem de acordo com os objetivos dele no jogo.

Uma dúvida recorrente e bem comum aqui no fórum de profissões é: “quais são as melhores profissões para o meu <insira classe aqui> <insira especialização aqui>?”. Nem sempre os jogadores usam a ferramenta de busca, e se usam nem sempre encontram um tópico que sane as dúvidas deles. Um erro comum é perguntar sobre quais profissões são as melhores sem dizer para que exatamente o jogador quer as profissões.

Profissões num contexto geral: por que aprender uma profissão?
Aprender uma profissão é importante para que um personagem obtenha gold ou para fins de subsistência, isto é, para não ter que depender de outros jogadores.

Antes do patch 6.0.2, profissões melhoravam o desempenho do jogador em combate, através de ganhos em atributos primários e secundários fornecidos por habilidades, encantamentos ou bônus passivos exclusivos daquela profissão. Isso não ocorre mais, pois algumas profissões acabavam dando benefícios de combate muito melhores que os de outras. Enfim, a Blizzard acabou com isso.

Profissões também podem ser escolhidas por outros fatores, como no contexto de interpretação de papeis (RP) ou para criação de itens para fins variados, como brinquedos, montarias e itens para fins de transmogrificação. Não vou abordar essas opções aqui.

Taxonomia das profissões ( http://us.battle.net/wow/pt/profession/ )
Profissões primárias:

  • Profissões de criação de itens (“crafting“):
  • Alfaiataria (Tailoring)
  • Alquimia (Alchemy)
  • Couraria (Leatherworking)
  • Encantamento (Enchanting)
  • Engenharia (Engineering)
  • Escrivania (Inscription)
  • Ferraria (Blacksmithing)
  • Joalheria (Jewelcrafting)
  • Profissões de coleta (“gathering“):
  • Herborismo (Herbalism)
  • Esfolamento (Skinning)
  • Mineração (Mining)

Profissões secundárias:

  • Arqueologia (Archaeology)
  • Culinária (Cooking)
  • Pesca (Fishing)
  • Primeiros Socorros (First Aid)

Um personagem pode ter apenas duas profissões primárias, porém pode ter todas as profissões secundárias. Como todo personagem pode ter todas as profissões secundárias ao mesmo tempo, elas serão desconsideradas neste guia, pois não há indecisão ao escolher uma delas; basta aprender todas.

Outra classificação bem comum das profissões primárias é a finalidade dela, que pode ser de coleta (gathering) ou de criação de itens (crafting). Mineração,Herborismo e Esfolamento são profissões de coleta, enquanto as demais são profissões de criação de itens e que usam material obtido pelas profissões de coleta.

Sou iniciante. Quais são as melhores profissões para mim?
Independente de classe, especialização ou objetivo no jogo (PvE/JxA ou PvP/JxJ), é necessário estabelecer alicerces para que o seu primeiro personagem possa evoluir com mais conforto e velocidade. Esses alicerces são construídos primariamente com o dinheiro do jogo, o gold, e posteriormente com moedas específicas do tipo de conteúdo que você vai fazer, obtidas de formas variadas.

O preço de várias coisas no jogo aumenta conforme o seu personagem evolui, e para isso é bem mais fácil atender essa demanda crescente de gold usando profissões. O exemplo mais prático disso é a aquisição de perícias em montarias: as primeiras custam apenas algumas dezenas de gold, enquanto as mais avançadas e rápidas custam milhares de gold. Muitos jogadores mendigam nas capitais por quantias variadas de gold (o famoso “GIBE MONI PL0X OR I REPORT U”) para adquirir proficiências de montaria porque não criaram um alicerce forte para custear essa necessidade. O bom uso de profissões de coleta com a Casa de Leilões evita a mendigagem e eventuais hostilidades de outros jogadores por causa da mendigagem.

Profissões de coleta (Mineração, Herborismo e Esfolamento) rendem gold rapidamente, mas rendem bem menos gold por venda que profissões de crafting. Sempre tem um jogador endinheirado ou preguiçoso que prefere pagar para não ter que ir coletar itens necessários para aperfeiçoar uma profissão. Por mais defasado que o material que você colete seja, sempre haverá demanda.

Existe um meio termo?
Você não precisa ter obrigatoriamente duas profissões de coleta ou duas profissões de crafting. É bastante comum os jogadores investirem em combinações que garantem os benefícios de profissões de crafting (que são melhores) com a independência que uma profissão de coleta oferece, como por exemplo não ter que comprar matéria-prima na casa de leilões.

As melhores combinações de profissões de coleta com crafting são:

  • Mineração combina com Ferraria, Engenharia, Joalheria e Alquimia (este último em níveis mais altos);
  • Herborismo combina com Alquimia e Escrivania;
  • Esfolamento combina Couraria.

Encantamento e Alfaiataria usam outros tipos de matéria-prima que não requerem uma profissão de coleta separada.

Existe algum benefício se eu combinar uma raça/classe/spec com uma profissão específica?
As profissões de Alfaiataria, Couraria e Ferraria permitem a criação de equipamentos para os personagens dos jogadores, principalmente durante o processo de nivelamento do personagem, onde ele pode fazer o seu próprio equipamento.

Se o seu personagem for um mago, sacerdote ou bruxo, aprender Alfaiataria com ele é uma boa pedida. As classes citadas só podem usar armaduras de tecido, que podem ser feitas por alfaiates. Alfaiates também podem fazer capas, que independem do tipo de armadura que os personagens usam. No entanto, Alfaiataria é uma profissão adequada para outras classes e especializações, mas nem todas se beneficiam da mesma maneira desta profissão.

Se o seu personagem for um ladino, druida, monge, xamã ou caçador, aprenderCouraria com ele é uma boa pedida. Ladinos, druidas e monges devem usar exclusivamente armaduras de couro. Xamãs e caçadores usam couro até o nível 40, onde passam a poder equipar itens de malha. Ambos itens de couro e malha são feitos por coureiros. Porém os itens de malha feitos por coureiros são de nível alto apenas; ferreiros podem fazer algumas armaduras de nível baixo de malha.

Se o seu personagem for um cavaleiro da morte, guerreiro ou paladino, Ferraria é uma boa opção. Guerreiros e paladinos usam malha até o nível 40, onde passam a poder equipar itens de placas. Ferreiros podem fazer itens de malha de nível baixo e itens de placas. E é interessante citar que ferreiros também fazem armas (espadas, maças, machados e armas de haste) e escudos, dando ainda mais autonomia ao personagem. No entanto, por ser uma profissão com benefícios extremamente flexíveis (ao contrário de Alfaiataria e Couraria), Ferraria é uma profissão adequada para praticamente qualquer classe em qualquer especialização.

Há também as raças que beneficiam a profissão, comumente aumentando a proficiência máxima em 15 pontos, dependendo da profissão. No Mists of Pandaria, a perícia máxima é obtida ao atingir 600 pontos. Com o benefício da raça, o limite máximo sobe para 615, mas isso não faz diferença em conteúdo end-game e serve mais apenas durante o nivelamento da profissão.

  • Draenei: + 15 pontos em Joalheria
  • Goblin: + 15 pontos em Alquimia
  • Anão: + 15 pontos em Arqueologia
  • Elfo Sangrento: + 15 pontos em Encantamento
  • Gnomo: + 15 pontos em Engenharia
  • Pandaren: + 15 pontos em Culinária
  • Worgen: + 15 pontos em Esfolamento
  • Tauren: +15 pontos em Herborismo

As três últimas raças da lista acima são notórias por incluir bônus adicionais:

  • O benefício do buff de comida dobra se você for Pandaren.
  • Worgens podem esfolar criaturas muito mais rápido que outras raças.
  • Taurens podem coletar plantas muito mais rápido que outras raças.

Druida é a melhor classe para profissões de coleta, pois eles podem coletar ervas na forma voadora e podem se deslocar entre veios de minérios com mais rapidez.

About The Author

SonOfOdin

Gamer,Nerd e campeão mundial de jogo do palito. amante de café e cerveja. CEO do site Gamelogia.

Curta Nossa FanPage!

Fanpage Parceiro:

ADS




Siga-nos!