Alguns jogadores de League of Legends ainda não entenderam o compromisso da Riot Games de ter mulheres mais representativas dentro do jogo com seus novos lançamentos e começaram a reclamar de Taliyah, futura campeã do game, por achá-la “feia” e “nada sexy”.

Segundo imagens publicadas pelo Kotaku, jogadores que se dizem fãs do jogo comentaram no vídeo teaser da personagem como ela era “a segunda personagem mais feia depois da Illaoi” e como o nariz e as sobrancelhas da campeã eram estranhos. Prioridades na vida…

Com a repercussão, Daniel “ZenonTheStoic” Klein, designer da Taliyah, escreveu em seu Twitter sua opinião sobre tudo isso – e não foi pouca!:

“O League tem um recorde (menor do que o perfeito) em objetificar personagens mulheres. Não há nada de errado com uma campeã colocar sua sexualidade como principal(…). MF e Ahri? Faz total sentido.

O problema não é que havia algumas mulheres objetificadas, mas que não havia NENHUM OUTRO TIPO (se não uma criança ou yordle). Restringir os tipos de corpo é limitante para nós, como criadores. Nós só podemos fazer um tipo? (…).

Nossas personagens mulheres mais recentes têm sido muito mais interessante. Da aparência monstruosa de Kalista a Rek’sai, um monstro de verdade… Da Illaoi e sua imagem de ‘quebrar ossos ensinam melhor do que sermões’ ao visual etéreo e animalesco da Ovelha [Kindred].

Essas personagens não fazem seu tipo? OK! Nós já temos 33 mulheres sexualizadas no jogo (eu fui e contei). Estou certo de que faremos outra personagem sexy no futuro. (…)

Taliyah é uma jovem lutando com um poder elemental diferente de qualquer coisa já vista. Ela é uma garota lutando para proteger seus entes queridos de um antigo poder e preocupada de que vá feri-los. Ela é uma garota crescendo em uma época de conflitos centrada em sua terra natal, e sua viagem é um dos domínio sobre seu poder. Quando, no meio disso tudo, ela iria falar: ‘e enquanto isso eu vou ser sexy para o meu encontro em Shurima?’.

Veja o quão coesa Taliyah é. Quem ela é, o que ela faz, como ela é … Tudo isso faz sentido tomado como um todo. Por que ela tem essa aparência? Porque FAZ SENTIDO.”

Finalizando, o designer ainda afirmou que se o objetivo do jogador for fazer os outros se machucarem, para cair fora do jogo. “Você não é bem-vindo aqui. O League é um fenômeno massivo e eu amo o quão inclusiva a comunidade é. É um lugar de amor. Se você for odiar algo, odeie o Teemo“.