O Modo Competitivo de Overwatch estará disponível até o fim deste mês. Houve algumas confirmações e algumas mudanças provavelmente serão feitas pela Blizzard.

Jeff Kaplan, diretor de desenvolvimento de Overwatch disse em um vídeo que o Modo Competitivo não era justo o suficiente para os jogadores. Para consertar isso, a Blizzard removeu o sistema de progressão baseado em tiers.

Ao invés disso, o modo vai “correlacionar diretamente” o ranking do matchmaking com o de habilidade. Jogadores poderão ver o seu MMR (pontuação que define sua posição no ranking), e poderão ver a MMR de outros usuários. A média geral de MMR das equipes também estará disponível. Segundo ele, é um sistema que é mais justo e mais competitivo.

Sobre os formatos de jogo de Overwatch, Kaplan falou que muitos player reclamam de partidas de morte súbita (quando empata e uma terceira rodada é feita para definir o vencedor) são muito frequentes, entretanto esse tipo de situação acontece em apenas 35% das vezes. Kaplan disse que a Blizzard estuda implementar maneiras de diminuir os embates de morte súbita.(eu já acho isso muito bom. Afinal um jogo competitivo deve ter esse tipo de embate).

Alguns mapas de assalto, como Hanamura estão “com partidas muito rápidas”. Kaplan disse que haverá alterações que permitam partidas mais longas com mais possibilidades de reviravoltas.

As seasons(temporadas) de Overwatch durarão 3 meses. Ou seja, o rankeamento será curto, forçando ainda mais a competitividade. O game ainda recompensará jogadores com prêmios cosméticos(skins, comemorações, poses,spray, etc), que serão disponíveis apenas em determinada temporada.

A Blizzard está realizando alterações de acordo com o feedback dos jogadores. Isso era planejado desde o lançamento em junho. E alterações serão feitas periodicamente, por se tratar de um jogo extremamente competitivo.