No site oficial da Nintendo, recebemos informações mais detalhadas sobre como, a principio, funcionará o Pokémon GO!

Enquanto anda por ai explorando sua própria cidade e bairros, seu smartphone irá vibrar informando sobre a presença de um Pokémon nas proximidades. Assim que encontrar o Pokémon, você mira o seu aparelho, e com a tela touchscreen, arremessa a PokéBall para capturá-lo. (Essa informação nos deixou intrigados! Finalmente uma informação mais clara sobre o funcionamento e parece que não haverá batalhas para capturar os Pokémon, como previam os rumores).


Para quem ainda não conferiu, é lá que você poderá encontrar Poké Balls, em seus diferentes tipos, outros itens ainda não definidos, e os Ovos de Pokémon. São encontradas em pontos públicos/turísticos de interesse em sua cidade( ou seja: basicamente, onde houver um portal do Ingress, possivelmente haverá uma PokéStop!!!! O que significa ao menos 5 perto aqui de casa! XD).

No Pokémon GO, você ganhará leveis como Treinador, e nos leveis mais altos, será capaz de capturar Pokémon mais poderosos para completar sua Pokédex!!(Opa! Confirmado então que teremos a Pokédex funcionando também!) Você também terá acesso a itens mais poderosos, como as Great Balls. A Ideia aqui é continuar explorando e encontrando Pokémon para aumentar seu nível!

Nintendo explica ainda, que será possível capturar várias vezes Pokémon da mesma espécie para poder evoluir um deles. Outra opção de conseguir mais Pokémon, será usando os Ovos Pokémon. que irão rachar depois de uma certa distância percorrida e revelar Pokémon que você nunca viu antes!

Novamente, confirmado, haverá o sistema de Pokémon aparecendo em regiões específicas. Então é como já sabemos, certos Pokémon só aparecerão em certos lugares, com o detalhe de ser ainda mais específico do que esperávamos! Por exemplo, dentre os aquáticos, haverá certos tipos que só aparecerão em lagos e oceanos, e outros apenas próximos a rios.

Em certo ponto no gameplay, será possível entrar em um dentre 3 grupos, e com isso ganhar a habilidade de listar Pokémon em ginásios sem dono, tomando assim controle daquele ginásio. Ou, colocando um Pokémon num ginásio onde já tenha Pokémon de um membro do seu grupo.
Ginásios poderão ser encontrados da mesma forma que os PokéStops.

Uma coisa legal sobre os ginásios é que se já houver um com dono, você poderá batalhar contra os Pokémon listados lá para poder conquistar o novo ginásio! Isso adiciona bastante estratégia e trabalho em equipe ao jogo. Primeiro, por que cada membro só pode botar um Pokémon seu ativo em um mesmo ginásio. O que exigirá cooperação entre a equipe para formar um time bem balanceado, capaz de superar os desafiantes. Segundo, por que membros dos citados grupos poderão, aparentemente, ter controle de mais de um ginásio! Especulamos que seja uma coisa meio facção, como acontece no Ingress.

Outra novidade fica para os Challenges! Haverá uma grande variedade de desafios em diversas categorias, como Captura e exploração Pokémon, por exemplo. Completar tais desafios irá liberar achievments(conquistas) com medalhas. Que então ficarão registradas em seu perfil de treinador.(Acreditamos que seria um equivalente das insígnias) A Nintendo incentiva a pegar a maior quantidade de medalhas possível! Então deve ser bem importante!!!

Gostaríamos de lembrar, que Pokémon GO ainda está em desenvolvimento. Seu Beta planejado em andamento com os cadastros dos japoneses, e futuros testes em campo prestes a começar. E que  por isso, até a versão final. Que é a que jogaremos. Vários elementos ainda podem mudar, muito ou pouco, dependendo do resultado dos testes e da aceitação do público aos elementos e mecânicas que criaram para o app.

Estamos realmente ansiosos com todas essas novidades! E parece que o Pokémon GO será o jogo mais épico de todos os tempos!!!! Juntem-se a nós Treinadores! Nossa hora está quase chegando!!!!