No Man’s Sky, jogo de exploração espacial desenvolvido pela Hello Games e distribuído pela Sony, disponível para PlayStation 4 e PC, traz um universo quase infinito para se explorar.

No inicio do game, tutoriais e algumas missões básicas que ambientam o jogador nas mecânicas de mineração, criação de itens e viagens espaciais, mas há muitas informações importantes que No Man’s Sky não diz a você logo de cara e, para ajudá-lo, as colocamos na lista abaixo.

1 – É possível expandir o inventário

Uma das primeiras dificuldades encontradas no game é a limitação de slots. Porém, é possível expandi-lo, atualizando o exotraje em Módulos de Entrada. Primeiramente encontre um Scanner de Sinal (dispositivo que emite um laser vermelho para o alto) e use um Chip de Bypass para hackeá-lo e, então, selecione a opção Abrigo. É possível que o scanner marque a posição de um Módulo de Entrada no planeta em que você está.

2 – Sentinelas não são sempre ruins

Mesmo sendo chata algumas vezes, quando quer apenas minerar recursos infinitos. As Sentinelas também são fonte de materiais valiosos. Abate-las pode render itens usados para criação de upgrades para seus equipamentos em No Man’s Sky. Mesmo que seja extremamente pacífico sua jornada, pode ser benéfico aumentar os seus níveis de Procurado de vez em quando.

3 – No início não precisará de poder de fogo

A não ser que esteja planejando ser um pirata do espaço. Focar em aumentar em coleta e venda de recursos provavelmente renderá muito mais. Pensando nisso, reserve seus slots da Multiferramenta, melhorando assim suas capacidades de mineração e escaneamento de terreno.

4 – Você vai querer muito Carbono

O carbono é como um bloco básico de criação e um dos mais comuns. Isso é muito bom, pois ele é combustível base para seu Sistema de Sobrevivência e outros equipamentos importantes. Já no início de No Man’s Sky, garanta que está carregando boas quantidades de carbono. Isótopos, no geral (recursos vermelhos) serão os mais usados.

5 – Troque sua nave

Mesmo que sua nave inicial seja muito boa, eventualmente vai querer algo mais potente e com mais slots. Existem dois métodos para se conseguir uma nova espaçonave: comprar ou consertar uma.
Para comprar simplesmente espere em uma Estação Espacial e observe as naves que chegam. Interagindo com elas é possível comprar as espaçonaves. Se buscar por transmissões de resgate, é bem possível que encontre algumas naves abandonadas ou destruídas. Usando muitos recursos para consertar o veículo ele passa a ser seu.

6 – Mantenha seu bolso cheio de Chips de Bypass

Chips de Bypass servem para hackear Scanners de Sinal e localizar Sinalizadores Planetários, dispositivos para chamar sua nave. Tenha sempre em mãos no mínimo os recursos necessários para criá-los. Para criá-los, você vai precisar de 10 unidades de Ferro e 10 unidades de Plutônio.

7 – Mapeie tudo e receba um extra

Você provavelmente já sabe que pode analisar, identificar e dar nome a novas formas de vida, plantas, rochas e planetas que encontrar em suas viagens. Mas sabia que você pode receber por isso?
Nas opções do jogo, você abre o catálogo de descobertas e pode fazer upload de suas descobertas para receber Unidades. Se você identificar todas as espécies de um determinado planeta, pode receber ainda um bônus extra.

8 – Destrua asteroides e receba recursos

Asteroides orbitam os planetas em todos os sistemas solares. Porém, eles não estão apenas de enfeite no cenário. Os grandes rochedos espaciais são depósitos de elementos valiosos. Destrua-os com o canhão de fótons da nave e os recursos são coletados automaticamente.

9 – Monólitos dão itens de graça

Os monólitos que você pode encontrar nos planetas podem lhe beneficiar rendendo itens de graça, sem muito esforço. Interaja com os grandes monumentos e de acordo com a sua resposta, pode receber prêmios. Normalmente escolha a opção mais corajosa, mais heroica ou mais humilde. Isto aumenta sua reputação com facções alienígenas e lhe rende itens.

10 – Desloque-se mais rápido

Seu ponto de interesse está longe? Na maioria das vezes é mais rápido pegar um atalho por fora do planeta. Fora dos planetas, você pode usar os propulsores, aí é só se alinhar conforme a órbita e ir em direção ao ponto desejado. Uma viagem de cinco minutos leva apenas um minuto.

11 – Dinheiro sempre a mão!

Nunca se sabe quando aparecerá uma oportunidade para adquirir uma nova espaçonave ou comprar um material muito valioso. Então, tente manter a grana sempre a mão. Conseguir uma boa quantidade de Unidades em No Man’s Sky é relativamente facil. Existem diversos itens valiosos que podem ser encontrados em compartimentos em planetas.

12 – Personalize marcadores

Do mesmo jeito que você pode analisar animais e plantas para receber recompensas, pode também marcar estruturas e criar seus próprios marcadores. Use o Scanner de Análise e foque em uma construção, criando um marcador temporário para locais como um Ponto de Colisão ou outro ponto interessante. Assim será mais fácil retornar aos locais que estão marcados.

13 – Minere mais abaixo

Alguns tesouros estão bem abaixo da superfície. Seu scanner detecta os pontos de mineração nas profundidades. Para minerar mais fundo, utilize o feixe de mineração, que é capaz de penetrar algumas superfícies. Porém, se precisar ir mais fundo, faça uma terraformação com Granadas. Eles criam grandes buracos de maneira mais eficaz.

Não conhece No Man’s Sky? Confira o trailer do game: