Grande parte dos jogadores não estão satisfeitos com o sistema atual do competitivo de Overwatch. A Blizzard, prontamente já está tomando providências para melhorar e deixar mais justo as partidas rankeadas.

Basicamente, se alguém do time saia do jogo, o sistema recalcula o ganho de pontos, dependendo do lado no qual o jogador saiu. Só que como os pontos são recalculados não parece justo com os jogadores que ficam na partida.

Por esses problemas, diversos jogadores estão deixando de jogar as partidas rankeadas até que esses problemas sejam resolvidos (eu sou um deles). Jeff Kaplan, chefe de desenvolvimento do Overwatch já falou que o modo competitivo passará por diversas mudanças no decorrer da temporada, sempre observando o feedback dos jogadores.

Tradução(mudei algumas palavras só para dar sentido ao texto)

“Temos algumas melhorias em breve que devem abordar algumas das questões sobre “leaver”(players que saem das partidas) . Realizaremos algumas essa semana e mais outras em breve acontecerão.”

Resumindo, as mudanças de imediato serão focadas em resolver a questão da saída de jogadores durante as partidas.

Opinião

Mesmo sendo um jogo coletivo, a Blizzard deveria levar em consideração o desempenho individual no Overwatch. Não é dificil entrar em partidas em que o time não é focado no objetivo. Um ou outro fica tentando defender ou atacar e outros jogadores ficam mais focados em eliminação do que objetivo.

E eles tem exemplo em casa para seguir. O Starcraft possui algoritmos que identificam quando jogadores jogam bem. Ele identifica diversos fatores para definir um jogador de alto desempenho. Não apenas a vítória sobe seu rank. Essa seria uma das melhores maneiras de resolver os problemas das rankeadas. Mesmo que um jogador saia de uma partida, teria a chance de ganhar pontos positivos.

Outra maneira seria identificar o porquê do jogador ter saído de uma partida(isso é fácil descobrir). Se ele tiver saido apenas para prejudicar a equipe, aumentar a punição para esses jogadores.