Para ser um mestre é preciso muito mais do que simplesmente clicar na tela freneticamente e um pouco de estratégia pode te ajudar a conquistar muito mais prestígio nos ginásios.

 

O básico

 
Atacar é fácil: escolha um ginásio de um dos times oponentes que esteja no seu alcance (alguns metros de distância), selecione sua equipe de Pokémon de acordo com os que forem mais fortes e com ataques eficazes contra os tipos de monstrinhos que estiverem defendendo.

Depois que a batalha começar, clique para dar o ataque normal, segure na tela por alguns segundos para dar o ataque especial ou deslize o dedo pela tela para esquivar dos ataques. Se precisar trocar de Pokémon no meio da luta, clique no botão inferior direito que vai aparecer na tela de combate.

Lembre-se da fraqueza dos seus inimigos

Cada Pokémon tem um tipo e fraquezas específicas. Confira abaixo a lista de fraquezas para considerar durante a luta:

Elétrico: Terra
Fogo: Água, terra ou Pedra
Água: Elétrico ou Grama
Grama: Fogo, Gelo, Veneno, Voador ou Inseto
Normal: Lutador
Lutador: Voador, Psíquico ou Fada
Gelo: Fogo, Lutador, Pedra ou Metal
Terra: Água, Grama ou Gelo
Voador: Elétrico, Gelo ou pedra
Veneno: Terra ou Psíquico
Psíquico: Inseto, Sombrio ou Fantasma
Inseto: Fogo, Voador ou pedra
Pedra: Água, Grama, Lutador, Terra ou Metal
Fantasma: Fantasma, Sombrio
Dragão: Gelo, Dragão, Fada
Sombrio: Lutador, Inseto, Fada
Metal: Fogo, Lutador, Terra
Fada: Veneno ou Metal

Nem todos os Pokémons nascem iguais

Mesmo com Pokémon do mesmo tipo e praticamente o mesmo CP, os ataques podem ser completamente diferentes. Um Golbat, por exemplo, pode ter ataques sombrio, fantasma e normal, mesmo que ele seja do tipo Veneno/Voador.

Fique ligado para usar o monstrinho certo na luta considerando os ataques que você vai usar e não apenas o tipo daquela espécie específica.

Como dominar um ginásio

Se o ginásio não for do seu time, você terá que batalhar e derrotar todos os Pokémons defensores para diminuir gradativamente o prestígio do ginásio. Normalmente, isso acontece nível a nível.

Por exemplo, ao atacar um ginásio nível 3 e vencer, você faz com que ele vire nível 2. Ao atacar um ginásio nível 2 e vencer, ele vira nível 1. Ao atacar um ginásio nível 1 e vencer, ele finalmente se torna um ginásio neutro.

Apenas com um ginásio neutro você poderá escolher *UM* de seus Pokémons para dominar aquele local em nome do seu time. Escolha bem

Como defender um ginásio

Para a defesa de um ginásio ser mais eficaz, o ideal é que o time coloque o máximo de Pokémon com CP (Combat Points) e HP (Health Points) altos defendendo o mesmo local.

Pokémons que estão defendendo ginásios ficam inacessíveis, então é impossível evoluir, aumentar a força ou mesmo usá-los em qualquer outra luta até que eles sejam derrotados.

Poções e revives

Uma hora o seu Pokémon será derrotado e voltará para você em péssimo estado. Para usá-lo novamente, é preciso recuperar o HP dele com poções ganhas em Pokéstops. Caso tenha sido derrotado durante o ataque, é preciso usar também um revive além das poções.

Escolhendo um ginásio

O ginásio que você vai conseguir manter por mais tempo é aquele longe de zonas com muito movimento.

Um ginásio em um ponto turístico, por exemplo, vai atrair muitas pessoas que vão atacar simultaneamente e será difícil mantê-lo por muito tempo. Para conseguir conquistar o máximo possível de ginásios antes de pegar a recompensa, o ideal é escolher uma região menos visada.

Se conseguir colocar um Pokémon para defender um ginásio, você ganha stardust e o mais importante: moedas douradas que valem mais do que dinheiro!

A cada 21 horas você pode recolher os bônus por defender ginásios clicando em “shop” e selecionando o escudo no canto superior direito da tela. Para cada ginásio que você estiver defendendo naquele momento, você pode ganhar 500 stardust e 10 moedas.