O jogo do ano! o destaque da Blizzard! Overwatch é o melhor! Mas por que tantos defeitos no melhor jogo da atualidade?

Antes de mais nada, quero deixar claro que para mim Overwatch é sim o melhor jogo do ano. Ele conseguiu inovar em um mercado que estava estagnado e trouxe novas perspectivas ao universo dos games. Só que quando é pra elogiar, elogio. Mas quando é pra criticar, vou criticar.

BLizzard? é você Blizzard?

Fiquei sem jogar Overwatch durante 3 meses. Parei exatamente porque não aguentava ver tantos erros em um jogo tão bom. Depois de todo esse tempo, voltei a jogar e, em 3 dias estou desinstalando o game pelo mesmo motivo. Talvez lá pela season 10 eu volte. Mas agora, no momento, Overwatch é de doer os olhos!

Calma. Eu explico

O jogo, em sua essência é fantástico! Competitivo, divertido, empolgante, VICIANTE! quando sento para jogar, não consigo jogar apenas uma partida. Jogo dezenas!

Depois de um tempo, você começa a notar, por diversas vezes, erros bobos que não deveriam existir em um game da toda poderosa BLIZZARD:

– Queda constante de partidas;
– Oscilação absurda de latência;
– Bugs bizzaros(enroscos em cantos de tela, tiros atravessando paredes, etc.);
– Matchmaking horrível;
– Quantidade absurda de jogadores trolando partidas(e não sendo punidos por isso);
– Uma comunidade EXTREMAMENTE TÓXICA! Como nunca vi em toda minha vida em um jogo(talvez pelos problemas descritos acima).

O jogo apresenta erros tão bobos, que não parece que é um jogo desenvolvido pela Blizzard. Parece que é um jogo de um empresinha chinesa qualquer, gratuito, sem suporte algum, sem nada.

Eu sei que terão diversas pessoas vão me criticar. Eu não sou fanboy de jogo algum e por não ser, consigo ver os erros(mesmo que os erros sejam gritantes) e tenho coragem de falar sobre eles. Mesmo que tenham pessoas que me crucificarão.

Em setembro, fiz um vídeo criticando o matchmaking de Overwatch. Quase fui linchado. A galera me xingou, me mandaram email me xingando, que eu não sabia de nada do que estava falando e outras tantas mais ofensas. Alguns tiveram o bom senso e perceberam como o erro era evidente.

Esse é o vídeo:

Depois de algum tempo, comecei a ver que as mesmas pessoas que me criticaram estavam reclamando do mesmo problema. Então o problema está ali. Só que agora que alguns conseguiram perceber.

E o suporte?

Sinceramente não sei o que a equipe de desenvolvimento de Overwatch está fazendo que ainda não corrigiram os problemas. Sei lá, acho que estão gastando a grana de tantas pessoas que compraram o jogo e tem que conviver com problemas tão idiotas. Porque a única coisa que vejo é isso: O Jeff Kaplan falando sobre o que vão fazer, mas nunca fala sobre o que é preciso ser feito.

Nem sei o que estou fazendo aqui.

E como resolver?

Antes de mais nada, os executivos da Blizzard deveriam fazer uma limpa na equipe de desenvolvimento. Pois deixar passar erros comuns mostra uma tremenda falta de competência.

Segundo: Aprenda com seus sucessos. O jogo Starcraft possui um dos melhores esquemas de balanceamento de partidas já feito. Pega a idéia, adapta para o Overwatch e pronto! Problema resolvido!

Terceiro: Aprenda a ouvir a comunidade! Tá todo mundo falando sobre os problemas! é só entrar nos fóruns e procurar! não é pra entrar nos fóruns para fazer bonitinho. É pra trabalhar!

Quarto: Pare de comprar servidor em loja de geladeira e monte uma estrutura de respeito. Implante uma segurança melhor contra ataques. Dinheiro é o que não falta. A Blizzard, só no primeiro semestre arrecadou 3 bilhões de doletas(isso antes de Overwatch ainda. Imagina depois do lançamento). Comprar um servidor de respeito é o mínimo que deve ser feito

Quinto: PUNA! não é punis hackers, isso não é mais que sua obrigação. Monte um esquema de punição de jogadores tóxicos. Jogadores que trolam partidas e que ofendem os outros jogadores. Hoje o que vejo são jogadores ofendendo de maneira preconceituosa negros, mulheres, brasileiros, gays. Resumindo, o chat de Overwatch é um show de horrores!

E se não resolver?

Não acredito no fim de Overwatch. Afinal de contas, é um mega jogo! Acredito na queda no número de usuários e no tempo jogado por eles. Eu não jogo mais por pelo menos 6 meses. Ou até ver a equipe de Overwatch fazer alguma coisa que resolva problemas tão pequenos.

Conclusão

Overwatch é o jogo do ano. Mas com esse título, deve assumir a responsabilidade e se manter como um bom jogo.

Não me odeie fanboy. Entenda que quem ama educa!