Nesta segunda-feira (19) teve início a primeira edição do Torneio Universitário de e-Sports, o TUeS, que reúne 40 organizações estudantis em competições de League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive e Hearthstone.

 

Idealizado por Tomás Macul, o torneio é a junção de suas duas grandes paixões: jogos universitários e eSports.

“As universidades brasileiras tinham algumas ligas internas, mas nenhuma de grande nome entre as universidades. Como eu tinha bastante contato com organizações estudantis, comecei a conversar com todas e enviei uma carta convite para que elas participassem”

-Tomás Macul

Segundo Macul, o TUeS é o torneio universitário com maior número de alunos participantes (534 alunos, contando os reservas) e tem como objetivo ser referência nacional em e-Sports universitários, além de mostrar a qualidade e grandeza que os esportes eletrônicos possuem no meio universitário.

Como em todo torneio, os organizadores passam por dificuldades em sua realização. Para Macul, os principais desafios são conciliar os horários de estudo e trabalho com a organização e a falta de patrocínio em dinheiro. Entretanto, Tomás acredita que tudo vale a pena por estar fazendo o que gosta, além de poder contar com a ajuda de apoiadores como o Stomp e-Sports Bar, a Games Academy e a Gamers Club.

Outra recompensa foi a recepção da comunidade e das atléticas, que se empolgaram com a ideia do torneio.

“Nós havíamos limitado em 16 times por modalidade, primeiramente, pois estávamos bem receosos quanto à adesão e aceitação das organizações, mas felizmente a ideia foi bem recebida pela maioria delas. Ao todo 40 organizações estudantis de 4 estados diferentes se inscreveram. Serão 33 times de LoL, 33 times de CS:GO e 48 jogadores de HearthStone (24 organizações com 2 players)”.

– Comemora Macul

A competição acontecerá de forma online de 19 de setembro a 28 de outubro, enquanto as grandes finais serão realizadas presencialmente em 5 de novembro noStomp e-Sports Bar, em São Paulo, com narração e streaming ao vivo. As premiações incluem troféus, medalhas, inscrições gratuitas para o próximo torneio, Riot Points e assinaturas para a Games Academy, entre outros, além de uma surpresa para os melhores jogadores das disputas.

“Nossa idéia a princípio é se tornar um torneio anual (quem sabe semestral, mas depende de alguns fatores), mas já temos a certeza absoluta que o TUeS veio para ficar. Teremos com certeza mais modalidades ano que vem, como FIFA e DOTA 2, e ainda estamos analisando a implantação de algumas outras”.

-Diz o organizador

Para Macul, o sonho dos organizadores é tornar o TUeS uma referência nacional e abranger todas universidades do Brasil, mas o fato de ainda serem uma liga sem apoio financeiro é uma dificuldade, impedindo, por exemplo, o pagamento de passagem para as equipes irem às finais presenciais. “Esperamos ter toda essa estrutura no ano que vem!”, finaliza confiante.

Para acompanhar todas as atléticas participantes, conferir os prêmios e acompanhar a tabela, acesse o evento oficial no Facebook. A transmissão dos jogos será realizada por meio do canal oficial da TUeS no YouTube.


Fonte: ESPN Games