5 jogos interessantes do Atari 2600

 

 

Salve gamers deste meu Brasil, gostaria de repassar para vocês uma seleção de 5 games que fizeram história no Atarie que ainda são mais “atuais” do que alguns indies novos que estão saindo.

 

 

1) River Raid

River Raid foi programado por uma mulher na época, Carol Shaw, que deu um banho de sabedoria e capacidade em seus companheiros de trabalho. Esta obra de arte com o selo da Activision, aliás 8 dos 10 games mais interessantes do Atari são da Activision porque a empresa era formada por ex-criadores do próprio console, tinha 256 fases geradas através de uma equação matemática complexa.

Mesmo com as limitações, o jogo tem 4kb de tamanho, a magia da programação permitiu um jogo muito divertido, técnicamente desafiador e com cores vibrantes e vivas. Os inimigos são inesquecíveis e algumas telas dignas de dar pesadelo.

O gameplay é perfeito e exato, feito para se jogar no controle manche do Atari 2600. Foi/é um  dos jogos mais pirateados da história devido a seu sucesso na época.

 

2) H.E.R.O

Hero foi um dos primeiros games de ação realmente importante para os consoles, só que não teve muito sucesso porque foi lançado depois do Crash da industria de 1983.

O jogo tinha um ótimo level design, era desafiador e muito criativo para a época. Contava com bastante fases e o nível delas vai subindo sempre. Você era um cara com um pequeno helicóptero nas costas que tinha a missão de salvar as pessoas pelo cenário, enquanto isso deveria se esquivar de inimigos e fazer uso de bombas para abrir caminho e uma arma de raios não muito útil.

Recentemente eu joguei uma versão otimizada do game do SG-1000 (primeiro modelo do Master System japonês) e o jogo ficou ainda melhor nesse sistema.

Recomendo as duas versões, vale pela curiosidade.

 

3) Pitfall

Pitfall foi praticamente pai dos jogos “side-scrolling” plataforma, ou seja, jogos que vão da esquerda pra direita, como Super Mario Bros que foi lançado bem mais tarde.

O jogo faz nossa imaginação viajar e encarar uma aventura na pele de um personagem metido a Indiana Jones. Durante sua exploração você usa cipós para voar por cima de lagos perigosos, tem de pular na cabeça de alguns jacarés e ainda se virar para fugir de escorpiões.

Na época nosso objetivo era sobreviver e duvidar se o game realmente tinha um final, uma última tela ou desafio. Logicamente ninguém conhecido conseguiu chegar ao fim do jogo, só recentemente conseguiram descobrir que o game realmente tem um final. Você precisar coletar todos os tesouros do game e atingir a pontuação máxima, depois disso o jogo trava. Sim, esperava o que de um jogo da década de 80? uma CG final? hehe

 

4) Frostbite

Frostbite não era inovador na época, não tinha uma história complexa e não foi um sucesso de vendas, porém ele é exaltado pelos colecionadores como um jogo desafiante e consistente.

Seu objetivo é pular entre as plataformas que passam pela rio a sua frente para coletar pedras de gelo para o seu iglu. O motivo para isso, além de não morrer de frio, é de fugir do urso polar que ta doidinho pra te jantar como na foto da capa do cartucho.

O jogo só exige o uso dos comandos de direção e cada nível fica mais difícil pular entre as plataformas  que passam pelo rio. Alguns inimigos ainda começam a surgir pra complicar sua vida e as plataformas ficam cada vez menores, se errado o pulo e cair na água morre congelado.

Vale conferir pelo desafio.

 

5) Enduro

Enduro é um jogo viciante e lendário, apresentou uma nova ideia de jogos de corrida como a “passagem do tempo”. No game você corre, hipoteticamente, de costa a costa pelos Estados Unidos da america enquanto os dias vão passando.

Todas as corridas começam numa manhã, passam pela tarde, noite e o amanhecer. As pistas e os adversários gerados de modo aleatório tornam cada corrida única e desafiadora. Com aúdio único e marcante, o jogo te atiça a continuar ou tentar uma nova corrida sempre.

O game não entrou na lista de jogos mais vendidos do Atari, também foi alvo pesado da pirataria e fez “mais” sucesso no Brasil do que no resto do mundo por este motivo.

O jogo tem um manual interessante com um pouco de história e declarações do criador. Enduro vai ser o primeiro game que vai ganhar uma matéria aqui no site no seto Old Lore (só preciso de tempo para finalizar XD).

Recomendo totalmente, não deve em nada para os jogos mais modernos. Divertido, bons controles, som perfeito e ainda é um pedaço da história dos games.

 

Fonte: https://www.atariage.com/ https://en.wikipedia.org/wiki/Atari http://www.atari.com.br/

 

Espero que tenham curtido.

Abs.

Por MegaXbr