Existem muitos em Runeterra que são atraídos pelo estudo da magia ou, em épocas recentes, o emergente campo da tecmaturgia. Para a maioria, a busca de tal conhecimento é formalizado em uma faculdade ou universidade. O ambiente de estudo tradicional nunca serviu para Ryze, que sentia uma conexão mais pura e primitiva com a magia de Runeterra do que aqueles que tentavam ensiná-lo. Quando jovem, ele partiu sozinho em busca daquilo que já o chamava. Ryze viajou pelo mundo, buscando a sabedoria dos poderosos eremitas, bruxas e xamãs – qualquer um que tivesse para compartilhar algo além do que era ensinado nas cidades-estado de Valoran. Ao aprender tudo o que podia com essas fontes de conhecimento, Ryze foi em busca da sabedoria perdida, esquecida e proibida do mundo, mergulhando em mundos místicos onde outros temiam entrar.

A incansável busca de Ryze por conhecimento mágico o levou a uma antiga forma de encantamento conhecido como magia espinhosa. Tal arte exigia que Ryze tatuasse encantamentos em seu corpo, permanentemente misturando seu ser com um grande poder arcano e finalmente realizando seu desejo de se vincular com as energias místicas de Runeterra. Suas jornadas também o levaram a descobrir um gigante e indestrutível pergaminho que ele agora carrega em suas costas – o objetivo do encantamento nele contido continua um segredo que apenas Ryze conhece. Ele assegura ser algo terrível – algo do qual ele tem que proteger deste mundo. Isso causou curiosidade em muitos, apesar de ninguém saber como separar o pergaminho de Ryze, ou se é possível que o feiticeiro rebelde o faça. Desde então, Ryze se juntou a League of Legends para estudar as criaturas mágicas e poderosos seres que ali combatem, para assim completar sua exploração da mística Runeterra.

”Ryze não é mais apenas um feiticeiro – ele se tornou uma criatura mágica.”
— Alto Conselheiro Heywan Relivash

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