APM é a sigla do termo ações por minuto ou no inglês “Actions per Minute” que define o número de atividades que um jogador consegue fazer em um minuto. No Starcraft é um dos termos mais utilizados e mais banalizados. Vamos lá explicar o termo tão amado e odiado entre os jogadores do famoso RTS da blizzard:

Starcraft é um jogo multitask. Que você necessita fazer várias coisas em um curto periodo de tempo:

– construir unidades;

– controlar população;

– trabalhar com o posicionamento das tropas;

– vigiar o inimigo;

– expandir território;

– evoluir unidades, etc.

Devido a isso, um jogador consegue uma grande vantagem perante seu oponente se ele fizer tudo isso…… O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! Ou seja, um pensamento rápido e o controle dos HOTKEYS pode ser um grande diferencial em uma partida

ah…mas aí ja vem a pergunta: ahhh….o que são HOTKEYS?

Hotkeys são os atalhos do jogo. Você pode configurá-lo da maneira que achar melhor e pode salvá-lo para que sempre esteja como achar melhor. Temos ainda a regra: o mouse nao é muito seu amigo. Calma, vou explicar o que estou querendo dizer. Não precisa quebrar ele…kkk

o jogo possui teclas que você pode travar o mapa em determinado local ou em determinada unidade para que, ao clicar, ele vá exatamente para aquele lugar. Tirando a necessidade de correr o mapa ao destino ou clicar no mapa lateral para chegar. Isso otimiza o seu reflexo.

E o mouse?

Ele só é utilizado no centro da tela…O resto da movimentação deve ser feita através apenas de hotkeys. É claro que, no início de uma partida a regra não se aplica, pois as regiões do mapa ainda nao estão travados nas teclas de atalho.

se liguem em um exemplo:

entendi!! então sabendo utilizar as hotkeys e trabalhando rápido vou jogar like a PRO?

lembra quando disse que o termo é banalizado? então….agora é a hora da explicação:

Starcraft é um RTS – Real Time Strategy – Estratégia em tempo real

ou seja, de nada adianta você joga como o Innovation:

Tá….eu sei…é rapido demais! ele faz média 350 de APM!!!!

mas voltando ao assunto. De nada adianta você ser um andróide se você não possuir a estratégia correta e não pensar mais rápido e mais eficiente que seu oponente.

algumas dicas importante que eu, que aos míseros 50, no máximo 60 de APM cheguei a platina(quando jogava agora não jogo mais) posso dar é:

1 – entenda. Conheça o jogo para cada unidade inimiga você possui uma unidade que pode nerfar ela (e ele possui também)

2 – sabendo a primeira dica, você NECESSITA ver o que seu opononte está fazendo. Ou seja, invista tempo (e unidades) para ver o que seu inimigo está aprontando.

3 – Primeiro você vence uma guerra. Depois que você vai para a batalha (termo da Arte da Guerra de Sun Tzu). Não vá para cima de uma vez sem ter a certeza da vitória. Diferente de MOBAS, se você perde uma batalha, existe uma possibilidade altíssima de você ter perdido a guerra.

Strategy é a base

tropa

e pra finalizar, mostro o vídeo das maiores jogadas da historia do Starcraft:

na próxima postagem vou falar sobre builds, e o conceito MICRO e MACRO

até