Stardew Valley, além de ser um sucessor espiritual de Harvest Moon, vem conquistando uma legião de fãs que não jogavam o estilo de game anteriormente. Atualmente ele é um dos jogos mais jogados da Steam!

Por isso, estamos aqui para te trazer 12 dicas para começar bem em Stardew Valley. Pronto? Pegue a sua enxada e vamos ao trabalho!

1- Tool Hit

Antes de mais nada, sempre ative a opção “Always Show Tool Hit Location”. Essa opção mostrará qual quadrado você atinge ao usar qualquer ferramenta, isso ajudará muito para não errar em suas plantações.

2- Venda quase tudo

Você pode vender sem dó todos os itens que que coletar, desde peixes que pescar até produtos que plantar, principalmente os que estiverem marcados com uma estrela dourada ou prateada (eles valem mais que outros). Porém, tenha sempre a mão pelo menos um item de cada, pois isso ajuda a cumprir as quests que aparecem no mural ao lado da loja do Pierre.

3- Todo mundo merece um descanso!

Mesmo você gostando de atravessar a noite jogando, os personagens de Stardew Valley não conseguem passar das duas da manhã. Onde estiver, você cairá no sono e será resgatado pelo Médico Harvey, e ele cobra uma taxa de 10% do seu dinheiro. Então descanse! Depois de um longo dia na lavoura, seu personagem merece!

4- Atenção ao HP e energia

Pior que do adormecer, é zerar o HP. Como sempre, o Médico Harvey virá te salvar, porém ele cobrará mais ainda. Diversos itens de sua mochila e uma bela quantidade maior de dinheiro fica pra ele. Se a energia de seu personagem acabar, ele entra em modo de fadiga, andará lentamente e não conseguirá realizar ações básicas. Mesmo comendo algo e recuperando energia, a fadiga não é curada. Você precisa dormir!

5- Sem história de pescador

Uma dica muito importante: você não precisa ficar clicando repetidamente para que a barra suba, basta segurar o botão. Durante a pesca, existe uma chance de aparecer um pequeno baú. Mantenha o ícone sobre o baú até que a pequena barra se encha. Assim vai conseguir tesouros adicionais. Se o baú estiver longe, espere a barra do peixe ficar quase cheia, pegue o baú e depois volte para o peixe.

6- Complete os Bundles do Community Center

No começo de Stardew Valley, será apresentado a uma estrutura abandonada, chamada de Community Center. Lá terá requisições de itens. Traga-os para restaurar a estrutura, concedendo acesso a novas áreas e novos itens.

7- Regador de bronze o mais rápido possível

Com o regador inicial, é possível apenas regar apenas um quadrado por vez, a partir do regador de bronze é possível regar até três quadrados em uma linha à sua frente. Para obtê-lo é necessário 2.000G e 5 barras de cobre, entregando a quantia ao ferreiro, o item fica pronto em dois dias. Devido a esse tempo, considere entregar o seu regador antes de um dia de chuva, dessa forma sua plantação não fica seca.

8- Sprinkler básico

Os sprinklers regam suas plantações automaticamente, mas o primeiro adquirido funciona apenas em quatro quadrados. Já o sprinkler seguinte consegue atingir os oito quadrados. Procure adquirir o mais rápido possivel ele!

9- Jamais venda os produtos básicos

Os produtos animais(ovos, leite, lã e trufas), valem muito mais depois que são transformados em outros itens, então construa as máquinas que fazem essas transoformações: Mayonnaise Machine, Cheese Press, Loom e a Oil Maker. É possível também processar frutas para fazer vinho no barril (Keg) ou fazer uma geleia/picles no outro barril (Preserves Jar). Esses itens tem um ótimo valor de mercado. Então produza!

10- Construa um silo

Para criar animais, você vai precisar de Hay que é o alimento principal. Ele é abundante na sua fazenda, então construa um silo e corte aquela grama que infesta sua fazenda todo início de estação.

11- Fertilizantes e o Speed-Gro

Os fertilizantes aumentam suas chances de obter itens que valem mais que os normais e o Speed-Gro ajuda as plantações crescerem mais rápido.

12- Cave

Uma ótima maneira de encontrar livros e artefatos, é procurar fora da fazenda. Encontre locais que possuem algumas minhocas “dançando” para fora do solo. Cave esses locais. Existe uma grande chance de encontrar ótimos itens

13- Informe-se!

Nosso site possui diversas postagens sobre Stardew Valley. Então procure saber mais sobre o game. Isso ajudará a sua empreitada em se tornar o Rei do Gado(ou o Rei da Lavoura).

14- Divirta-se!

Essa é a maior dica de todas! Como sempre, faço postagens aqui e reservo essa dica. Afinal, em nosso site o lema é #jogopordiversão