The Elder Scrolls V: Skyrim é um enorme sucesso que dispensa apresentações. Mesmo sendo um jogo lançado em 2011, é ainda um dos games mais jogados da Steam. Um dos “culpados” pelo sucesso, são os famosos mods, que são alterações criadas pelos jogadores.

 
Por isso, preparamos um tutorial para você voltar a jogar o game com inúmeras modificações.

Para instalar mods em Skyrim é bem simples, pois existe um site – Nexus Mods – dedicado a reunir todo o trabalho da comunidade de jogadores em um só lugar. É recomendado criar uma conta de usuário no site e baixar o programa instalador: Nexus Mod Manager. Faça o download (após criar seu cadastro) e siga as etapas a seguir para realizar a instalação dos mods.

Passo 1 – Acessando o site Skyrim Nexus, é possível pesquisar um mod de sua preferência. Existem milhares de modificações e, como exemplo, usaremos o Skyrim HD. Esse mod faz com que as texturas do jogo ganhem alta resolução, deixando o jogo com um visual impressionante (requer um computador potente).

skyrim-mods

Passo 2 – Há duas opções de instalação de mods no jogo. A primeira é baixá-lo pelo gerenciador e em seguida instalá-lo pelo programa Nexus Mod Manager. A segunda opção é baixar os arquivos do mod separadamente, e fazer a instalação manual. Neste caso, siga as instruções do criador do mod, que normalmente podem ser encontradas na descrição de cada página de download.

skyrim-mods-1

Passo 3 – Ao escolher o download pelo gerenciador, o programa irá baixar o pacote automaticamente. Assim que terminar, basta dar dois cliques no nome do mod e ele será instalado na pasta correta do Skyrim. Para testar, basta rodar o jogo e ver as mudanças. Caso não tenha gostado (ou o jogo tenha ficado lento demais), clique duas vezes no mod na janela do gerenciador para desinstalá-lo e voltar o jogo ao seu estado normal.

skyrim-mods-2

É preciso prestar atenção, pois nem todos os mods possuem suporte ao Nexus Manager. Uma minoria possui bugs que são informados pelos próprios criadores e, nestes casos, é recomendado o download manual.
O processo de instalação manual varia de mod para mod, mas, em geral, é possível fazer a instalação pelo Nexus Manager facilmente.

Se tiver dificuldades, encontramos um vídeo que descreve passo a passo como instalar os mods: