Tree of Savior é um MMORPG que está sendo desenvolvido pela IMC Games, mesma empresa de Granado Espada. A IMC Games foi fundada em 2003 por Hakkyu Kim, um dos criadores do mundialmente famoso Ragnarok Online. O jogo tem recebido grande aceitação após o evento G-STAR 2013, quando o projeto, antigamente denominado como ‘Project R1′, foi anunciado com o novo título. Tree of Savior já conquistou vários fãs pelo mundo inteiro e seu segundo teste internacional acontecerá do dia 27 de outubro ao dia 25 de novembro de 2015.


Abençoada pela Deusa Laima, a capital é símbolo da prosperidade. Sob o reinado de um sábio rei em harmonia com as bençãos das Deusas, a felicidade preenche a vida das pessoas.

Deusa Zemyna, Deusa da terra, abençoa o solo para uma boa colheita a cada ano. Deusa Gabija, Deusa do fogo, instrui o povo em como usar o fogo para os lares confortáveis e aquecimento dos alimentos. A estrela da Deusa Vakarine guia os navegantes a encontrarem o caminho e a Deusa Austrine guia as almas para que possam descansar em paz. As Deusas estavam sempre com o povo.

Contudo, um dia, as orações deixaram de ser atendidas. O povo acreditava que as Deusas iriam retornar em breve e não levaram tão a sério… Mas aquilo poderia ser um aviso.

De repente, a gigantesca árvore divina emergiu no centro da capital e deu início ao que seria a ruína do reino. A capital estava sendo destruída  e nada poderia ser feito. Muitas lágrimas foram derramadas pela perda de entes queridos. O povo quis fugir, mas o desastre não era algo no qual podia-se escapar.

A visão na frente dos refugiados era macabra. As árvores exuberantes e esplêndidas flores tornaram-se monstros que engoliram pessoas e terras, as florestas eram como um pesadelo. A capital entrou em colapso e a consequência foi tão grande que espalhou-se para outras cidades.

O dia da árvore divina.
Quatro anos se passaram mas estas palavras ainda perseguem as pessoas. Os monstros ainda são bárbaros e não se sabe como a cidade será restaurada. As Deusas não retornaram. Quatro anos certamente não foi o suficiente para cicatrizar as feridas daquele dia, mas todos estão a procura de uma forma de voltarem a viver uma vida normal.

Um dia em meio ao desespero, pessoas ao redor do reino reuniram-se em Klaipeda afirmando que sonharam com a Deusa.
Será esse o sinal da Deusa? Ou o início de um novo desastre? Ninguém sabe a resposta.




A primeiro tela que você entra quando começa o jogo. Aqui é onde ficarão todos os seus personagens criados e seus companions. De início, você tem apenas quatro espaços para personagens e companions, que poderá no futuro, ser aumentado. O lodge é basicamente a sua casa, você poderá decorá-la e receber visitas de outros jogadores, não é legal?

1. Nome do personagem, nível, classe e os equipamentos que ele está usando.
2. Criar um novo personagem.
3. Opções do lodge. É aqui que você muda o nome da sua conta.
4. Mudar de lodge. É aqui onde você muda de casa.
5. Trocar o canal.
6. Começar o jogo.
7. Nome do companion, nível e espécie.
8. Sair do jogo/Deslogar.

É aqui, nesta taverna, que você cria seu personagem. Quando você clica em uma das classes que estão espalhadas pelo local, aparecem informações sobre ela e quais são seus pontos fortes e fracos. Também há uma breve descrição da mesma. Decidida a classe, você pode alterar o estilo de cabelo e rotacionar o personagem para ver como ficou. Decida agora o nome do seu personagem.


Sua aventura se inicia em West Siauliai Woods.

Após finalmente entrar no jogo, aparecerá uma janela ensinando movimentos básicos do personagem. Z para atacar, setas para movimentar e X para pular.

1. Nome do personagem, barra de vida, mana e energia e a aparência.
2. Chat.
3. Barra de habilidades/itens.
4. Menu.
5. Mapa de West Siauliai Woods.
6. Canal.
7. Movimentos básicos.


 Informações do Personagem (F1)

Na primeira aba, Info, você pode adicionar os pontos recebidos por subir de nível. Também é mostrado todas as informações do status, como poder de ataque, defesa, chance crítica, etc.

Na segunda aba, Achievements, tem a lista de todos os títulos a serem conquistados. Como vocês podem ver na imagem, quando o título é conquistado, você pode selecioná-lo para que apareça em baixo do nome do seu personagem.

Na terceira aba, Character, aparecem os títulos disponíveis, uma busca de lojas, uma opção de cor de cabelo e Character  Greetings (que não sei o que faz).

 Inventário (F2)

É no inventário onde ficam todos os seus itens e os equipamentos que estão sendo usados pelo personagem. Também é mostrado a sua quantidade de silvers (a moeda do jogo), e os iCoins, o cash do servidor internacional.

Observação: Seu personagem possui uma capacidade máxima de peso. Certifique-se de não deixar a barra chegar ao limite, ou não conseguirá coletar novos itens.

 Classes e Habilidades (F3)

Suas classes e habilidades ficam aqui. Você pode adicionar pontos e ativar ou desligar os atributos de habilidades. Mais informações sobre o sistema de classes em ‘Superando Limites!’.

 Jornal da Aventura (F4)

Tree of Savior possui um sistema que te coloca em uma posição aos demais jogadores contando todos os pontos do jornal da aventura. Quanto mais você explora o mapa, conhece novos monstros, constrói equipamentos, etc, mais pontos você consegue. O jornal deixa registrado todos os seus passos dentro do jogo. Do lado direito você pode ver a lista dos melhores colocados no primeiro teste internacional.

 Quest (F5)

Lista de todas as quests em processo. Caso você tenha esquecido como completar alguma, você pode vir aqui para ver o mapa e o que precisa ser feito para finalizá-la. Se for preciso, também é possível abandonar.

 Grupo (F6)

Não quer jogar sozinho? Jogue em grupo! Nesta janela, você pode encontrar jogadores com um nível semelhante ao seu. O sistema também já te oferece algumas recomendações, o que torna o processo mais fácil. Grupo criado, você pode dividir os itens, a EXP e as quests da forma que lhe for mais conveniente.

 Amigos (F7)

Sua lista de amigos. Clicando com o botão direito neles, você pode chamá-los para um grupo, enviar uma mensagem, bloquear, deletar, etc.

 Macro (F8)

Você pode adicionar um macro para seus emotes ou configurar uma mensagem automática aqui.

 Companions (F9)

Informações sobre o seu companion. Você pode adotar um companion na parte inferior esquerda de Klaipeda. Eles te ajudam em suas batalhas e possuem seu próprio nível. Também é possível colocar equipamentos em seu companion. O mais barato é o Velheider, que custa 367.000 silvers (sim, é caro). Cuide bem do seu bichinho.

 Ajuda (F10)

Precisa de ajuda? Consulte o guia do sistema.

 Funções do Sistema (F11)

Área para alterar configurações, deslogar e sair do jogo.

Caso você queira jogar pelo mouse ou controle, você também pode configurar.


Strength (STR): Aumenta o dano de ataques físicos e o dano de seus ataques críticos.
Concentration (CON): Aumenta seu HP, a sua regeneração de HP, sua resistência a dano crítico e aumenta a quantidade de peso máximo que você pode carregar.
Intelligence (INT): Aumenta o dano de ataques mágicos e a recuperação de HP com habilidades e poções.
Spirit (SPR): Aumenta seu SP e a sua regeneração de SP.
Dexterity (DEX): Aumenta sua precisão, sua evasão e sua taxa de acerto crítico.


Apertando a tecla M, você pode ver o mapa do mundo de Tree of Savior. Conforme você explora e encontra novos caminhos, o mapa vai sendo completado. Você pode se teleportar para algum lugar usando a estátua da Deusa, que aparecerá em apenas alguns lugares. Para salvar um ponto de teleporte, fale com as estátuas! Isso é muito importante, não esqueça.
Para voltar direto para a capital Klaipeda, use a pedra de teleporte .

Mapa completo no site da TOS Base. http://www.tosbase.com/game/world-map/

Apertando a tecla N, você abre o mapa da área onde você se encontra. Explorar 100% das áreas aumenta a sua pontuação em seu jornal da aventura, então vasculhe cada canto. Abaixo está o mapa completo deWest Siauliai Woods, o início de tudo.




Para fazer um refinamento é muito simples. Vá até a loja de utilidades em Klaipeda e compre bigornas. Depois, é só ativar o item e bater nela. Ao invés de explicar por texto, achei mais fácil darem uma olhada em um vídeo de um amigo nosso, Tablis. Confiram o vídeo explicando o sistema de refinamento aqui. Vocês podem conferir como funciona o sistema de craft aqui. Não se esqueçam de se inscrevem no canal dele pelo ótimo trabalho!

Tabela com as chances de sucesso dos refinamentos:


Você irá coletar algumas gemas enquanto mata os monstros. Existem quatro tipos de gemas e elas servem para dar alguns efeitos especiais em seus equipamentos. Dependendo de qual equipamento você insere a gema, ela dará atributos diferentes. Para inseri-la, você precisa ter um socket livre. Confiram mais um vídeo do Tablis explicando como o sistema de gemas funciona aqui.


Você escolheu uma classe quando criou seu personagem, não é mesmo? Agora é a hora de fortalecê-la! Seu personagem possui o nível de base e o de classe. Sempre que for alcançado o nível 15 de classe, você pode falar com algum mestre para avançar um rank. Entendam que em Tree of Savior, você irá trabalhar com ranqueamento, não com caminhos forçados pelo sistema. A cada 15 níveis, você irá escolher o que mais se encaixa no que você pretende fazer.

Se você quer ganhar novas habilidades e melhorar as que já tem com o Swordsman, na primeira troca de classes você escolhe ranquear o Swordsman. Se para você, o primeiro rank do Swordsman já é o suficiente, fale com outro mestre e aprenda habilidades de outra classe como Highlander ou Peltasta.

TOS Base Simulator. http://www.tosbase.com/

Tópicos importantes para o entendimento do sistema de classes:

 Você não escolhe uma única classe nem segue uma linha evolutiva predefinida. Você constrói a sua árvore avançando ranks dentro de uma variedade enorme de escolhas que torna o seu personagem único.

 As classes podem ser ranqueadas até três vezes. Depois disso, você é obrigado a trocar de classe.

 Você pode evoluir qualquer classe disponível no momento. Por exemplo você escolhe o caminho: Highlander (R2) > Barbarian (R3) > Rodelero (R4), você pode voltar e evoluir o Highlander para Rank 3 futuramente, assim como o Barbarian para Rank 4.

 Você pode trocar a roupa da classe utilizada quando bem entender. Isso não influencia nas habilidades, elas permanecem com você.

 Ganha-se 15 pontos para serem distribuídos em cada rank. É possível guardar pontos quando você avança o rank de uma mesma classe. Exemplo: Se a escolha for Peltast R2, existe a possibilidade de utilizar apenas 5 pontos nesse ciclo e adicionar o restante para o próximo ciclo, totalizando 25. Isso não é permitido para classes diferentes.

 O limite de ranks nos betas anteriores era 6, provavelmente este valor permacenerá no iCBT2.

Para entenderem como isso funciona na prática, existe um simulador produzido pelo site TOS Base:http://www.tosbase.com/tools/skill-simulator/

Classe escolhida, habilidades aprendidas, agora é hora adicionar os atributos das habilidades. Os atributos são uma forma de melhorar ainda mais a eficácia de suas habilidades. Eles podem ser aprendidos com o mestre de sua classe. Alguns atributos são aprendidos na hora, outros precisam de um tempo até que você possa aproveitá-los, então sempre deixe um atributo sendo melhorado enquanto faz suas coisas.

O dano causado no inimigo é influenciado pelo elemento de quem ataca e a defesa elemental do inimigo. O cálculo é feito da seguinte maneira: A porcentagem neutra (100%) ganha uma bonificação de +/- 50% ou 100% dependendo de qual for o conflito elemental. Exemplo: Se usado o elemento veneno em um monstro de elemento terra, o dano total será de 150%. Se o dano causado for sagrado o monstro for de elemento escuridão, o dano total será 200%.


Os elementos são:

 Fogo: +50% (150%) de dano contra o elemento gelo. -50% (50%) de dano contra o elemento fogo.
 Gelo:  +50% de dano contra o elemento fogo. -50% de dano contra o elemento gelo.
 Eletricidade: +100% de dano contra o elemento gelo. -50% de dano contra o elemento eletricidade.
 Terra: +50% de dano contra o elemento eletricidade. -50% de dano contra o elemento veneno.
 Veneno: +50% de dano contra o elemento terra. -50% de dano contra o elemento veneno.
 Escuridão: +100% de dano contra o elemento sagrado.
 Sagrado: +100% de dano contra o elemento escuridão.

Existe também algo muito importante em Tree of Savior que são os tipos de dano e armaduras. Dependendo da arma que você utiliza, você pode causar mais ou menos dano em monstros. Isso é bem notável em lutas contra chefes. Procure possuir armas de diferentes tipos para garantir a maximização do seu dano, ou terá grandes problemas.

Tipos de dano:
Slash: +25% de dano em pano. -25% de dano em metal e magia.
Pierce: +25% de dano em couro. -25% em magia.
Strike: +25% de dano em metal.  -25% em couro e magia.
Magic: +50% em magia.

Aqui é possível ver a relação. Começando pela barra azul, da esquerda para direita, temos o tipo pano, couro, metal e fluido. Na barra vermelha, de cima para baixo, slash, pierce, strike e magic.


Você pode colecionar itens variados em Klaipeda. As coleções são automaticamente registradas quando você clica com o botão direito no item da coleção na Magic Association NPC. Os efeitos da coleção são recebidos após terem completado.