É impressionante como pontuações de jogos podem influenciar a decisão de pessoas sobre a opinião sobre um jogo

Já faz algum tempo que estou notando como o mercado de jogo está saturado. São lançamentos de jogos a cada minuto. Jogos bons e jogos não tão bons assim.

O que me faz questionar: Como esses jogos são avaliados?

Um site extremamente famoso que faz avaliações é o Metacritic. Ele avalia e mostra a pontuação para cada jogo. E tem um ranking dos “melhores jogos”.

O que me deixa revoltado com essas avaliações é que não existe muito critério nelas. Antes de mais nada é que você deve estar ciente que sua pontuação é extremamente influenciada pelas grandes produtoras e o quanto elas “contribuem”. Isso não tem como negar. Algumas avaliações são sim vendidas. O que é triste de se ver, pois alguns jogos que são extremamente bons, aparecem com pontuação baixa, e isso faz o jogador perder o interesse pelo game.

Uma avaliação de um jogo deve-se levar em consideração a particularidade, o valor pessoal. Afinal de contas: Um jogo pode ser ruim para você, mas pode ser maravilhoso para mim. Isso já faz análises totalmente irrelevantes.

Vou dar 2 exemplos distintos que a crítica é totalmente errônea:

1 – Enslaved

Pontuação no metacritic: 77

Confira o trailer do jogo:

Esse jogo nem apareceu muito em seu lançamento. Nem teve uma hype e surpreendeu a todos que jogaram. Eu, tinha meu xbox e resolvi testá-lo. Me encantei com o jogo e só parei de jogar quando finalizei o jogo completamente. Esse foi uma das melhores surpresas que tive no meu velho xbox. Eu não vou pedir para vocês comprarem o jogo. Pois, como disse, a avaliação é pessoal. Mas se quiser conferir, esse jogo está disponível no Steam.

2 – Watch Dogs

Pontuação no metacritic: 80

Confira o trailer do jogo:

Esse game é o contrário. O jogo é completamente bugado, cheio de problemas e todo mundo que comprou o jogo odiou. Tanto que até a Ubisoft admitiu os problemas em Watch Dogs. Entretanto, o jogo foi avaliado positivamente! diversas pessoas o elogiaram! Até Pew Die Pie falou bem do jogo!

Resumindo, algumas análises de jogos não deveriam ser consideradas.

Então como proceder?

Pesquise sobre o jogo e não sobre sua pontuação. Procure vídeos, reviews, gameplays, betas, etc. Não vá direto a conteúdos que pontuam jogos.

O que você pode fazer, é criar seu próprio review. Analisar e pontuar o jogo de acordo com a sua opinião, e não a opinião dos outros.

Ver pontuações pode até ser válido, mas não acredite em tudo que você ver.

 

Nada que reluz é ouro, nem tudo que cheira é merda.